TEORIA CRÍTICA E A GESTÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO DE HABERMAS

Autores

  • Darlan Marcelo Delgado
  • Luiz Roberto Gomes

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21005

Palavras-chave:

Teoria Crítica da Sociedade, Jürgen Habermas, Teoria do Agir Comunicativo, Educação Profissional, Administração Educacional

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar o conceito de gestão social, fundado na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, como forma de reflexão crítica sobre a Administração Educacional Tradicional. Vislumbram-se possibilidades em se pensar uma concepção de administração educacional voltada à formação plena, de sujeitos autônomos e emancipados, preparados para o trabalho, para a vida e para a ação política esclarecida.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Marcelo Delgado, D., & Roberto Gomes, L. (2018). TEORIA CRÍTICA E A GESTÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO DE HABERMAS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (29), 37–55. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21005

Edição

Seção

Dossiê: "Teoria Crí­tica e Educação na atualidade: olhares plurais"