SABER MUSICAL SENSÍVEL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRAS: PERSPECTIVAS, DIMENSÕES E FUNDAMENTOS

Autores

  • Thaís Lobosque Aquino

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21010

Palavras-chave:

Saber musical sensível, Educação musical escolar, Educação básica

Resumo

O artigo se propõe a refletir sobre as perspectivas, dimensões e fundamentos do saber musical sensível em escolas de educação básica brasileiras. Parte constituinte de uma pesquisa teórica voltada a pensar a epistemologia da educação musical escolar (Aquino, 2016), tem-se como pressuposto o fato de o saber musical escolar ser um tipo de saber sensível e, como tal, capaz de fomentar modos de operar articuladores de aspectos comumente percebidos como incompatíveis e, por conseguinte, apreendidos e vivenciados de forma dissociadora na contemporaneidade. À medida que são estabelecidas as relações imanentes entre seus fundamentos éticos, cognitivos, emocionais e somáticos, suas dimensões científicas, filosóficas e artísticas, bem como as relações extrínsecas com outros campos do saber, acredita-se contribuir para a construção de alicerces epistemológicos mais claros para a educação musical nas escolas brasileiras de educação básica.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Lobosque Aquino, T. (2018). SABER MUSICAL SENSÍVEL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRAS: PERSPECTIVAS, DIMENSÕES E FUNDAMENTOS. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (29), 116–136. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21010

Edição

Seção

Dossiê: "Teoria Crí­tica e Educação na atualidade: olhares plurais"