TEORIA CRÍTICA E FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ANÁLISE CRÍTICO-DIALÉTICA DA RELAÇÃO ENTRE SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDDE NA CONTEMPORNEIDADE

Autores

  • Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva Batista

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21008

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Psicanálise, Método Dialético, Formação do Indívíduo, Relação Sujeito-Objeto

Resumo

Este texto objetiva traçar algumas considerações sobre a formação do indivíduo e refletir sobre a necessidade de uma análise crítica sobre os elementos e os processos formativos contemporâneos respaldada no método dialético, apoiado nos fundamentos da Teoria Critica da Sociedade e nos princípios psicanalíticos, a fim de que se possam apreender as contradições sociais presentes na relação sujeito-objeto/indivíduo-sociedade. Por meio da reflexão sócio histórica, inerente ao método dialético, o movimento histórico da realidade social é apreendido teórica e conceitualmente, conduzindo à compreensão da relação entre subjetividade e objetividade como reciprocamente mediada, tendo-se a subjetividade como fruto de um projeto histórico e paradoxal da civilização ocidental. Assim, analisar criticamente a formação do indivíduo na contemporaneidade significa considerar as tendências e as contradições desenvolvidas ao longo do processo histórico, que produziram certos elementos presentes no contexto social e cultural da atualidade, os quais se interligam e incidem diretamente sobre os processos formativos, de modo a determiná-los.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Formoso Cardoso e Silva Batista, M. I. (2018). TEORIA CRÍTICA E FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ANÁLISE CRÍTICO-DIALÉTICA DA RELAÇÃO ENTRE SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDDE NA CONTEMPORNEIDADE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (29), 85–101. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21008

Edição

Seção

Dossiê: "Teoria Crí­tica e Educação na atualidade: olhares plurais"