O Sentido da Filosofia na Escola:

(Não) É O Que Não Pode Ser

Autores

  • Paula Ramos de Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4112

Palavras-chave:

Educação, Filosofia da Educação, Filosofia, Escola, Ensino, Tabus, Poder

Resumo

Qual o lugar da filosofia na escola? Qual a liberdade que a filosofia encontra na escola para poder ser o que quer? A escola sustenta-se em modelos, busca a padronização, o igual; já a filosofia procura aquilo que nem mesmo ela é para poder continuar sendo filosofia. A filosofia pode incomodar a estrutura de poder da escola e colaborar com a construção de um espaço mais humano, mas também estimular o seu inverso ao não enfrentar as relações de poder nesta instituição, preservando o que deveria ser eliminado. Em diversos textos - ”•Educação após Auschwitz”–, ”•Tabus a respeito do professor”–, ”•Educação contra a barbárie”–, entre outros - Adorno aponta a necessidade de a escola opor resistência à barbárie, que é o contrário da formação (Bildung). Assim, a escola deve servir à desbarbarização da humanidade, mas para isto deve libertar-se dos tabus. Que papel tem o professor de filosofia neste contexto? Sua postura frente ao conhecimento, as relações que estabelece com os alunos e com o conteúdo, marcam uma postura política e uma concepção de educação que podem afirmar ou negar a própria filosofia. Como fazer efetivamente filosofia na escola? Se a filosofia levasse a cabo discussões consideradas pedagógicas, o que aconteceria com a escola? Talvez a escola corresse o risco de implodir ou a filosofia desejasse sair da escola. Mas é possível que a filosofia tenha que ocupar este espaço para ser parte do que deseja ser. Para realizar esta reflexão partiremos de uma determinada concepção de filosofia. Procuraremos pensar este conceito com o auxílio de um outro - o de dialética negativa desenvolvido pelos frankfurtianos. A unidimensionalidade do homem na sociedade industrial, denunciada por Marcuse, invade todos os campos, inclusive o pensamento. Urge pensarmos o conceito de filosofia como comportando tensões; eis um modo de resistir à sua estandartização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T.W. Teoria da Semicultura.Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. M. Abreu.Educação & Sociedade, Campinas, v. XVII, n. 56, p. 388-411, dez. 1996.

ADORNO, T. W.Texto de Theodor W. Adorno: Tabus a respeito do professor.Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. In: PUCCI, B.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N.; ZUIN, A.A.S.Adorno: o poder do pensamento crítico.2. ed.Petrópolis: Vozes, 1999.p. 157-176.

ADORNO, T. W.; Horkheimer, M.Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos.2. ed.Tradução de Guido Antonio de Almeida.Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

LIPMAN, M.O pensar na educação.Traduçãode Ann Mary Fighiera Perpétuo.Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

MARCUSE, H.A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional.Tradução de Giasone Rebuá. 4. ed.Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

SAFFIOTTI, H.A síndrome do pequeno poder.In:AZEVEDO, M.A.; GUERRA, V.N.A. (orgs.).Crianças vitimizadas: a síndrome do pequeno poder.São Paulo: Iglu, 1989.p.13-21.

SAVIANI, D.Educação Brasileira: estrutura e sistema.2. ed.São Paulo: Saraiva, 1975.

Downloads

Como Citar

Oliveira, P. R. de. (2011). O Sentido da Filosofia na Escola:: (Não) É O Que Não Pode Ser. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (5). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i5.4112

Edição

Seção

Artigos