PESQUISA EDUCACIONAL: CONCEITOS E PERSPECTIVAS

José Aparecido de Oliveira Lima, Ayza Rafaela Damasceno Ramalho, Walter Matias de Lima

Resumo


O presente artigo é fonte de estudos decorrentes da disciplina “Pesquisa Educacional”, do curso de pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. O artigo objetiva fazer um pequeno recorte acerca da pesquisa em educação, em três (3) vias de investigação, para poder complementar e embasar um projeto de pesquisa que envolve experiências, conceituação teórica e os sujeitos envolvidos. Buscaremos tratar da construção do objeto de pesquisa, da realidade do sujeito a ser pesquisado e dos contextos que integram a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa e as diferenciam. Grande parte do referencial teórico fez parte das discussões em sala de aula sobre essa disciplina, além de textos complementares, que podem buscar nortear as ideias a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa acadêmica.

Palavras-chave


Educação; Pesquisa; Objeto de Pesquisa; Pesquisador; Conceitos.

Texto completo:

PDF


 

 

Licença Creative Commons
A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
Based on a work at seer.bce.unb.br.