EXPERIÊNCIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO HUMANA NA MODERNIDADE E UMA ALTERNATIVA DE ESTUDOS PARA O CAMPO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Fernanda Antônia Barbosa da Mota, Heraldo Aparecido Silva

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a noção da experiência no âmbito da filosofia da educação. Na transposição dos ideais formativos iluminista e romântico para os sistemas escolares ocorre a marginalização da experiência, a centralidade das noções modelares hegemônicas (a cientifica-especializada e a crítica-reflexiva) e o problema da redução da experiência ao empírico. Na contemporaneidade, indicamos caminhos alternativos para a retomada da experiência no campo de estudos da filosofia da educação.

Palavras-chave


Filosofia da Educação. Experiência. Formação. Filosofia. Educação.

Texto completo:

PDF


 

 

Licença Creative Commons
A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.
Based on a work at seer.bce.unb.br.