O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os textos deverão, necessiariamente, ser encaminhados ao email resafe7@gmail.com.
Solicitamos que NÃO se enviem os artigos para o sistema de submissão online da RESAFE.  

Condições
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão consideradas no processo de avaliação:
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF 
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- Os artigos deverão ter no máximo 20 laudas (tamanho A4); os relatos de experiência no máximo 15 laudas; as resenhas no máximo 08 páginas.  Em qualquer caso já contando com as notas e referências bibliográficas; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); não se utilizam notas de rodapé com fins de referências de citação; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. 
- Os textos deverão ser encaminhados ao email resafe7@gmail.com e NÃO deverão ser enviados pelo sistema de submissão online da RESAFE.


O texto terá a seguinte formatação:

- Espaço entrelinhas 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5 (direita, esquerda, inferior, superior), documento enviado em formato *.doc, *.docx ou *.rtf. 
- O corpo do texto deve estar no formato "justificado" e os parágrafos devem se iniciar com um recuo equivalente a um toque na tecla TAB do teclado (com exceção das citações com mais de três linhas em que não se utilizam de recuo de parágrafos).
Os textos devem conter:

- Título (negrito, em maiúsculas, centralizado), seguido de nome do/a autor/a;
- Nota após nome do(a) autor(a), indicando função, instituição a que está vinculado(a) e correio eletrônico. A nota deve aparecer no pé de página.
- Resumo em português e espanhol, tendo entre 100 e 150 palavras, seguidas de 5 palavras-chave [Separe os termos com ponto-e-vírgula (termo1; termo2; termo3)], nas duas línguas.
Eventuais subtítulos devem ser alinhados à esquerda, sem recúo de parágrafo, em negrito e com apenas a primeira palavra da expressão em maiúsculas. Subtítulos não devem ser numerados.

Os textos deverão ser enviados apenas após uma criteriosa revisão ortográfica e gramatical.

As normas mais recentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) devem ser aplicadas para citações e elaboração das referências bibliográficas.

Citações com até três linhas devem aparecer no corpo do texto, entre aspas ("") e com referências entre parênteses, indicando sobrenome do autor (em letras maiúsculas), data da publicação, página(s) citada(s).
Ex: (FREIRE, 1996, p. 52)

Citações com mais de três linhas devem ser deslocadas do corpo do texto e alinhadas 4 cm à direita da margem esquerda e ser sinalizada como no caso das citações com até três linhas e não devem aparecer entre aspas.

No caso de diferentes títulos de um autor do mesmo ano, o dado diferencial será uma letra após a data, conforme exemplo: (FREIRE, 1989a, p.32)

As referências entre parênteses enviam à bibliografia no final do artigo.

Notas
Devem ser apenas explicativas, concisas e devem aparecer no pé de página.

Referências bibliográficas
Devem aparecer ao final do texto, sob o título geral "Referências", apresentar indicações completas das obras utilizadas (efetivamente citadas) e explicitamente referenciadas, de acordo com as Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e apresentadas ao final do texto. Nas referências bibliográficas, o prenome das autoras e dos autores deve constar em todas as referências e não apenas ser indicada a inicial (com exceção dos casos nos quais de na obra referenciada constar apenas as iniciais).

Exemplos:
Livro:
SOBRENOME, Nome do/a autor/a. Título do Livro. Local de publicação: Editora, ano.
Artigo de periódico:
SOBRENOME, Nome do/a autor/a. Título do artigo. Título do periódico, número do volume, data do volume, páginas (inicial - final).

Artigo de coletânea:
SOBRENOME, Nome do/a autor/a. Título do trabalho. In: SOBRENOME, Nome do Organizador. Título da Coletânea. Local de Publicação: Editora, data.
 Texto eletrônico:
SOBRENOME, Nome do/a autor/a. Título do trabalho. Nome do site. Endereço do site: data de visualização.
 
Textos que estejam fora das normas da revista serão sumariamente desconsiderados dos processos de avaliação, sem a necessidade de aviso. A responsabilidade pela formatação dos textos é de cada autor/a.

O trabalho a ser enviado aborda interfaces entre a educação e a filosofia, filosofia da educação ou ensino de filosofia.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.