Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Todos os artigos terão sua publicação condicionada à aprovação do Comitê Editorial (que será baseada em dois pareceres favoráveis à publicação de pareceristas ad hoc no formato double blind review) e eventuais sugestões de modificações serão previamente acordadas com o autor.

Solicita-se que seja enviado, separadamente, um breve currículo do autor que contenha a titulação, a instituição onde obteve o título, a função que exerce atualmente e suas publicações recentes. A revista apenas publica artigos de autores e autoras com doutorado completo, no entanto, não há problemas em acietar a submissão e publicar artigos redigidos em co-autoria entre mestre e doutores ou doutorandos e doutores. Os artigos devem ser assinado por no máximo três autores.

Após a revisão final os e as autoras devem incluir em nota de rodapé sua titulação e filiação institucional por extenso assim como sua nacionalidade e e-mail para contato.

Serão aceitos artigos escritos em português, inglês ou espanhol, respeitadas as configurações a seguir:

Os artigos devem ser acompanhados de quatro palavras-chave e um resumo de 200 palavras em português, inglês e espanhol, contendo uma síntese dos propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho.
Configuração: mínimo de 18 e máximo de 30 páginas, todas numeradas, salvas no programa Word para Windows com espaçamento entre linhas de 1,5, título em fonte Times New Roman 16 (dezesseis) negrito (não usar caixa alta) alinhado à esquerda, corpo do texto em fonte Times New Roman 12 (doze), subtítulos em fonte Times New Roman 12 negrito (não usar caixa alta) e sem numeração. Sem espaçamento entre parágrafos, com recúo na 1ª linha de 1,25 cm. Os resumos devem ter fonte Times New Roman 10, espaço simples, devem vir acompanhados dos títulos traduzidos nas três línguas e incluídos ao final do artigo. As citações diretas superiores a 3 linhas no texto devem ser destacadas em parágrafo separado, destacadas em corpo e fonte menor, com recúo de 2,5 cm, espaço simples e fornte 10. Ao formatar sua página, as margens devem ser: superior 3,0; inferior 2,0; esquerda 3,0; direita 2,0.  

As resenhas devem ser elaboradas a partir de livros que abordem temáticas pertinentes ao Foco e Escopo da Revista. Recomenda-se que os livros escolhidos tenham como máximo 3 anos da data de publicação.
Configuração: em torno de 8 página, salvos no programa Word para Windows com espaçamento entre linhas de 1,5, título em tipologia Times New Roman 16 (dezesseis) negrito alinhado à esquerda, corpo do texto em tipologia Times New Roman 12 (doze). Ao formatar sua página, as margens devem ser: superior 3,0; inferior 2,0; esquerda 3,0; direita 2,0. 

As entrevistas devem ter no mínimo 12 páginas e no máximo 20 páginas, com as mesmas normas válidas para os artigos e devem apresentar um resumo de 200 palavras, contendo uma síntese do currículo do(s) entrevistado(s), propósitos e principais pontos debatidos.

Submissão e Preparo de Dossiê Temático: O Comitê Editorial da Revista entende por Dossiê Temático um conjunto de trabalhos (entre quatro e oito artigos) relativos a uma temática comum, seja de natureza ensaística ou analítica, resultantes de estudos e pesquisas originais. As e os autores que comporão o Dossiê Temático deveram atender à diversidade regional do país, evitando sua concentração em certas unidades federativas, sendo incentivadas pela Revista iniciativas com ampla partição estrangeira.

O Dossiê Temático deverá ser organizado por dois ou três proponentes e o texto da proposta deverá ser submetido através do e-mail da Revista (repam-ela@unb.br) e com cópia para o Editor Chefe (raphaelseabra@hotmail.com). O texto da proposta deve conter o Título e subtítulo (quando houver), definir com clareza os objetivos, a justificativa e a relação da temática com o "Foco e Escopo" da Revista, como também ao menos cinco (5) eixos temáticos que comporão a chamada do Dossiê. O texto de proposta não deve ultrapassar 600 palavras e deverá ser redigido nas três línguas publicadas pela Revista: português, castelhano e inglês.

Os/As proponentes do Dossiê Temático terão seu dossiê aprovado para publicação quando, ao menos quatro dos trabalhos submetidos forem aprovados pelos avaliadores ad hoc na metodologia double blind review, permitindo a publicação de todo o material constante do Dossiê. No caso de reprovação da composição do Dossiê, em função do não atendimento do quantitativo mínimo de quatro artigos, aqueles artigos propostos pelos/as organizadoras que forem aprovados terão sua publicação individualizada.

Os proponentes terão o prazo de até seis meses para conclusão do Dossiê (submissão de originais, avaliações e correções artigos), contando a partir da data de aprovação da proposta pelo Comitê Editorial da Revista.

As referências bibliográficas, quando necessárias, deverão aparecer no próprio texto, com a menção do último sobrenome do autor, acompanhada do ano da publicação e do número da página, quando necessário.

Exemplo 1:

Mesmo nas empresas, isto é, na esfera social que praticamente inventou e desenvolveu o modelo racional, esfera que é a origem da racionalização do mundo, um sociólogo da seriedade de Crozier (1989, p. 200) notou que "o que conta não é o objetivo preciso visado, mas o encaminhamento, o desenvolvimento, as vias a serem abertas."

Exemplo 2:

Seria a sociedade, indagava ele em seu "Détermination du fait moral", "basicamente um conjunto de idéias, de crenças, de sentimentos de todos os tipos, que se realizam através dos indivíduos"? (Durkheim, 1974, p. 79).

 

As referências bibliográficas deverão, impreterivelmente, ser listadas ao final do artigo,em ordem alfabética, observando-se as seguintes normas:

Para livro:
SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Nome do autor. Título do livro (em itálico). Número da edição (se não for a primeira). Tradução (se tratar-se de obra traduzida). Local da publicação, Nome da editora, ano da publicação.
Exemplo:
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora-MG: Ed. UFJF, 2005.

Para artigo em periódico:
SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Nome do autor. "Título do artigo" (entre aspas). Nome do periódico (em itálico), Volume (v.) e número do periódico (n.), número das páginas (pp.), ano da publicação.
Exemplo:
JONES, Bruce D. "Intervention without borders: humanitarian intervention in Rwanda, 1990-94". Millennium, v. 24, n. 2, pp. 225-249, 1995. 

Para capítulo de livro:
SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO (em maiúsculas), Nome do autor do capítulo. "Título do capítulo" (entre aspas). In: nome completo do autor geral do livro (função do autor geral do livro entre parênteses e abreviado). Título geral do livro (em itálico). Local de publicação: Nome da editora, ano da publicação, intervalo das páginas do capítulo.
Exemplo:
MOLINO, Leonardo. "Problemas y ocpiones en la comparación" in MOLINO, Leonardo, SARTORI, Giovanni. La comparación en las ciências sociales. Madrid: Alianza Editorial, 1994, pp 13-27. 

 

Tese ou Dissertação de Mestrado:

SOBRENOME, Iniciais do Nome. Título da Tese (Itálico). Tese (categoria) – Nome da Instituição. Local, Ano de publicação.

Exemplo:

SEABRA, Raphael Lana. A primeira Revolução do Século XXI? Socialismo e Bolivarianismo na Venezuela. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília. Brasília, 2012.

Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico: 
 
As referências devem obedecer aos padrões indicados para artigo e/ou matéria de jornal, de acordo com 7.7.7, acrescidas do DOI (se houver) e de informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, online e outros). Quando se tratar de artigos consultados online, ver 6.6.
EXEMPLO 1 
Elementos essenciais 
VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.
 
EXEMPLO 2:
 
PROFESSORES terão exame para ingressar na carreira. Diário do Vale, Volta Redonda, v. 18, n. 5877, 27 maio 2010. Caderno Educação, p. 41. Disponível em: http://www.bancadigital.com.br/diariodovale/ reader2/Default.aspx?pID=1&eID=495&lP=38&rP=39&lT=page. Acesso em: 29 set. 2010. 
 
Parte de evento em meio eletrônico 
As referências devem obedecer aos padrões indicados para trabalhos apresentados em evento, de acordo com 7.8.4, acrescidas do DOI (se houver) e de informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online e outros). Quando se tratar de obras consultadas online, ver 6.6.
EXEMPLO 1
Elementos essenciais
GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.
 
EXEMPLO 2
Elementos essenciais
PALETTA, F. A. C. et al. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Biblioteca do Conjunto das Químicas/USP: digitalização retrospectiva: estudo de caso. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, 2., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ; São Paulo: CRUESP, 2010. 1 pen drive.
 
EXEMPLO 3 
Elementos essenciais
BADKE, T.; ZACARIAS, R. Certifcação e assinatura digital. In: INTERLOGOS, 2006, Vitória. [Anais]. Vitória: AARQUES, 2006. 1 CD-ROM. Diretório: \Palestrates\Palestras de 24 de Agosto.
 
 
Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico:
Inclui bases de dados, listas de discussão, programas de computador, redes sociais, mensagens eletrônicas, entre outros.. Os elementos essenciais são: autor, título da informação ou serviço ou produto, versão ou edição (se houver), local, data e descrição física do meio eletrônico. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
 
EXEMPLO 1 
Elementos essenciais
APPLE. OS X El Capitan. Versão 10.11.6. [Cupertino]: Apple, c2017.
 
EXEMPLO 2
Elementos complementares
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas.doc: normas para apresentação de trabalhos. Curitiba, 1998. 5 disquetes, 3 ½ pol. Word for Windows 7.0.
 
EXEMPLO 3 
Elementos essenciais
A GAME of Thrones: the board game. 2nd. ed. Roseville: FFG, 2017. 1 jogo eletrônico. 
 
EXEMPLO 4 
Elementos essenciais
OLIVEIRA, José P. M. Repositório digital da UFRGS é destaque em ranking internacional. Maceió, 19 ago. 2011. Twitter: @biblioufal. Disponível em: http://twitter.com/#!/biblioufal. Acesso em: 20 ago. 2011.
 
EXEMPLO 5 
Elementos complementares
BIONLINE discussion list. [S. l.], 1998. List maintained by the Bases de Dados Tropical, BDT in Brasil. Disponível em: lisserv@bdt.org.br. Acesso em: 25 nov. 1998. 
 

Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material utilizado.

A responsabilidade pela matéria publicada na Revista é do autor. À Todos os artigos recebidos deverão receber, preferencialmente, dois pareceres favoráveis à publicação de pareceristas ad hoc no formato blind review.

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