Fim de Ciclo dos Governos “Pós-neoliberais” na América Latina?

Uma análise do caso boliviano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n2.2019.23889

Palavras-chave:

Bolívia; Fim de Ciclo;, Bloco no poder;

Resumo

Há menos de duas décadas, a América Latina experimentava um intenso momento de lutas, ilustrando transformações no cenário político regional. A “onda rosa” latino-americana manifesta-se fundamentalmente com o triunfo eleitoral de Chávez na Venezuela em 1998, o fracasso da ALCA, a crise capitalista mundial em 2008 e as lutas por nacionalizações na Bolívia e Equador, seguidas pela ascensão presidencial de Evo Morales e Rafael Correa, respectivamente, que sinalizavam relevantes mudanças na geopolítica latino-americana. São governos que articularam institucionalidade e pautas nacional-populares num projeto de caráter heterogêneo e continental, que reascenderam na dimensão política uma tentativa de ruptura com as estruturas de poder e cultura antidemocrática que minavam a credibilidade das instituições políticas locais, trazendo a substituição das constituições em vigor e renovação dos quadros políticos dirigentes. Este estudo foca no caso boliviano, que vivencia o agravamento das críticas em relação às medidas econômicas baseadas na exportação de commodities, considerando o giro à direita na superestrutura política do subcontinente. Problematizaremos sobre as possibilidades de continuidade do novo bloco no poder inaugurado com o Estado Plurinacional da Bolívia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilla Aguiar, UFRN/Pós-doutoranda

Pós-doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, com ênfase na área de Sociologia Contemporânea e decolonialidade. Doutora em Ciências Sociais (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/ UFCG), Mestre em Ciências Sociais (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UFRN) e especialista em Economia Política Regional (UFCG). É pesquisadora do Grupo de Estudos Práxis: Estado e Luta de Classes na América Latina (UFCG / CNPq / Brasil). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFRN). Na pesquisa de doutorado, enfatizou as áreas de estudos gramscianos, mariateguistas, pós-colonial, decolonial, os estudos subalternos e a América Latina.

Downloads

Publicado

2019-07-23

Como Citar

Aguiar, D., & dos Santos, J. F. (2019). Fim de Ciclo dos Governos “Pós-neoliberais” na América Latina? Uma análise do caso boliviano. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 13(2), 53–80. https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n2.2019.23889

Edição

Seção

Dossiê: Retomada ou continuidade neoliberal? (Des)Caminhos da democracia e desen