Abolição e Carnaval: performance e experiência social negra em Trinidad (cc. 1790-1850)

  • Eric Brasil Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira
Palavras-chave: Carnaval, Abolição da Escravidão, Caribe, Trinidad, Performance negra

Resumo

 Esse artigo pretende analisar as relações entre o processo de abolição da escravidão em Trinidad e as formas de mobilização social e performances carnavalescas de homens e mulheres negras entre o início da ocupação britânica da ilha até as primeiras décadas pós-abolição (cc. 1790-1850). Para tanto, o texto está dividido em três tópicos: no primeiro, iremos analisamos as formas de participação de homens e mulheres negras durante a vigência do regime escravista na ilha, assim como as tentativas coloniais de repressão e controle e os argumentos da imprensa local na construção do mito do carnaval branco, ordeiro e civilizado (sic); em seguida, buscamos investigar os impactos demográficos, nas relações de trabalho e nas tensões sociais após 1834; por fim, focamos a análise na formação do Canboulay negro entre as décadas de 1830 e 1850, propondo uma reflexão sobre seus sentidos políticos num contexto de liberdade. A pesquisa utilizou um conjunto amplo de fontes primárias arquivadas na British Library e no National Archives em Londres, Inglaterra; obras de memorialistas, folcloristas e a produção historiográfica.

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Biografia do Autor

Eric Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

 Professor de História da América e coordenador do curso de História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, campus dos Malês, Bahia. Coordenador Nacional do GT Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh.

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Publicado
2018-12-20
Seção
Artigos