Projeto de construção coletiva, desenvolvido pelos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) de Minas Gerais para a melhoria das políticas públicas mineiras.

Autores

  • Lara Farah Valadares Fundação João Pinheiro
  • Lucas Bernard Lobato Fundação João Pinheiro

Palavras-chave:

EPPGG;, Políticas Públicas;, Gestão Governamental e Participação

Resumo

O presente trabalho pretende trazer a lume um projeto de construção coletiva, denominado Estado de ideias. Esse projeto, elaborado e desenvolvido pelos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) de Minas Gerais sistematizou as principais ideias sobre políticas públicas e práticas de gestão governamental potencialmente implementáveis em Minas Gerais. Para isso foi utilizada uma metodologia, denominada Técnica de Grupo Nominal, que permitiu conciliar diferentes visões e níveis de experiência de centenas de servidores da carreira de EPPGG.  Foi possível formular espaços de consensos e priorização sobre ideias e propostas referentes a determinadas políticas pública, bem como considerar seu nível de importância relativa no contexto do grupo. Com satisfatória capacidade de mobilização, o projeto registrou a adesão de 197 EPPGGs e representou uma oportunidade profícua de mobilizar gestores públicos e encampar novas reflexões que o momento permitia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGEL Guillén Zanón, Documentación administrativa, ISSN 0012-4494, Nº 223, 1990.

CAMPOS, G. W. S. Um método para análise e co-gestão de coletivos. São Paulo: Hucitec, 2000.

DELBECQ, André; Van de Ven, Andrew; Gustafson, David: Group Techniques for Program Planning. (Glenview, IL: Scott, Foresman & Co), 1975.

MINAS GERAIS, Lei no 13.085/1998- Institui a carreira de EPPGGs. Diário Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.

MINAS GERAIS, Lei no 18.974/2010 ”“ Determina a estrutura e as atribuições da carreira. Diário Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

MINAS GERAIS, Decreto no 45.529/2010 - Disciplina sobre o regulamento da carreira e a Gratificação de Desempenho por Produtividade Individual (GDPI), 2010.

Rohrbaugh, J.: Improving the quality of group judgement: Social judgment analysis and the Nominal Group Technique, Organizational Behaviour and Human Performance, 1981.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Como Citar

Valadares, L. F., & Lobato, L. B. (2018). Projeto de construção coletiva, desenvolvido pelos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) de Minas Gerais para a melhoria das políticas públicas mineiras. Revista Dos Estudantes De Públicas - REP, 2(1), larafarahvaladares@gmail.com. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rep/article/view/7000

Edição

Seção

Artigos