Metalinguagem regulatória: uma breve investigação sobre os processos ontológicos do Estado Regulador

Autores

  • Roberta Candeia Gonçalves Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

anti-natureza, falácia naturalista, mercado, Estado Regulador, metalinguagem

Resumo

Propósito ”“ O presente trabalho tem como escopo a investigação, no âmbito filosófico, das doutrinas ontológicas do naturalismo e do não-naturalismo, essenciais para a descrição das formas de percepção da existência, com o intuito de traçar uma ponte diametral com o campo de atuação das disciplinas jurídicas e das práticas protetivas de mercado, especialmente em vistas às normas gerais de regulação estatal, tomando como marcos histórico-políticos seus três momentos econômicos distintos: o Estado Liberal, o Estado Social e o Estado Regulador, o qual culmina nesse modelo virtualmente global de heterorregulação autônoma da economia do atual Estado capitalista.

Metodologia/abordagem/design ”“ Considerando que toda linguagem utilizada para descrever fenômenos, os quais grosseiramente chamamos de realidade, é produzida a partir de uma metalinguagem ”“ prévia à descrição destes fenômenos, portanto ”“, a presente análise pretende explicitar qual é (ou qual deveria ser) a metalinguagem responsável pela gênese do fenômeno regulador e seus limites lógico-epistemológicos. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, realizada através da análise e cotejo das obras de autores da Filosofia, como Hume e Rosset, bem como da Economia, como Smith, Keynes e Hayek.

Resultados ”“ Após a consideração sistemática dos conceitos investigados, argumentamos que não há instâncias ontológicas necessárias que determinem a descoberta de uma ordem natural especial para o mercado, razão pela qual toda e qualquer thecné que se pretenda genuinamente regulatória deve manter-se no domínio da contingência, que também é um domínio da política. Pensamos que é imperativo que as matérias jurídicas atualmente vistas como mais próximas ao âmbito tecnológico voltem às suas origens humanísticas para (re)descobrir seu caráter social e, portanto, seu telos devedor de sentido também à subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Candeia Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid e em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ARANHA, M. I. Manual de direito regulatório: fundamentos de direito regulatório. 2 rev. ampl. ed. Coleford: Laccademia Publishing, 2014.
CARVALHO, C. E. V. D. Regulação de serviços públicos: na perspectiva da constituição econômica brasileira. São Paulo: Del Rey, 2007.
DELEUZE, G. Spinoza: filosofía práctica. Barcelona: Tusquets, 2001.
GONÇALVES, R. C. A distinção metaética entre dever e desejar e a questão da normatividade dos atos morais. Prim@ Facie, João Pessoa, 10, n. 19, jul-dez 2011. 165-175.
GRAMSCI, A. Americanismo e fordismo. In: ______ Obras escolhidas. São Paulo: Martins Fontes, 1978.
GRAU, E. R. Direito posto e direito pressuposto. 7. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.
HAYEK, F. A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2010.
HUME, D. A treatise of human nature. Oxford/New York: Oxford University Press, 2000.
KEYNES, J. M. The general theory of employment, interest and money. New York: Macmillan Cambridge University Press, 1980.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Rideel, 2003.
QUESNAY, F. Quadro econômico dos fisiocratas. Tradução de João Guilherme Vargas Netto. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
ROSSET, C. Anti-natureza: elementos para uma filosofia trágica. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989.
SMITH, A. The theory of moral sentiments. Oxford: Oxford University Press, 1978.
______. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Nova Cultural, v. 1, 1996.
SOUZA, W. P. A. D. Teoria da constituição econômica. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.
WEBER, M. A ética protestante e o "espírito" do capitalismo. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ZWEIG, S. Brasil: um país do futuro. São Paulo: L&PM , 2006.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

GONÇALVES, Roberta Candeia. Metalinguagem regulatória: uma breve investigação sobre os processos ontológicos do Estado Regulador. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–16, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/24504. Acesso em: 23 abr. 2024.