Perspectivas Regulatórias Sistêmicas sobre o uso Agrícola de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no Brasil

Autores

  • Adamir de Amorim Fiel Procurador do Distrito Federal

Palavras-chave:

regulação, sistema, Estado Regulador, direito reflexivo, OGM

Resumo

Propósito ”“ O ambiente regulatório do uso de OGMs no Brasil está inserido numa miríade de competências administrativas, submetendo-se a regras jurídicas cujo conteúdo é informado e dominado por linguagem técnica especializada. Em razão disso, faz-se necessária uma abordagem jurídica que, para além de valer-se de um direito meramente formal (muitas vezes apenas instrumentalizado por outro sistema) e para além de simplesmente material (finalisticamente pensado a partir de referenciais políticos), perceba-se reflexivamente, de modo a preservar sua autorreferibilidade, a articular os demais sistemas envolvidos e garantir uma maior integração social no que toca à participação democrática e às expectativas quanto à regulação em casos como esses. Propõe-se abordar perspectivas regulatórias sistêmicas para os processos regulatórios do uso de organismo geneticamente modificados no Brasil.

Metodologia/abordagem/design ”“ Utilizou-se do conceito de Estado Regulador e de direito regulatório sob a ótica das ideias desenvolvidas, respectivamente, em perspectiva sistêmica, por Jürgen Habermas e por Gunther Teubner.

Resultados ”“ A regulação do uso de OGMs no Brasil demanda uma maior integração social, o que pode ser alcançado por meio da utilização do direito reflexivo no contexto de um Estado Regulador.

Originalidade/relevância do texto ”“ O artigo preenche lacuna no estudo do direito regulatório ao apresentar reflexão jurídica sobre o processo de aprovação do uso de organismos geneticamente modificados (OGM) no Brasil, apresentado proposta teórica centrada no direito enquanto sistema reflexivo de um Estado Regulador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adamir de Amorim Fiel, Procurador do Distrito Federal

Procurador do Distrito Federal, Advogado, MBA em Agronegócios pela ESALQ/USP.

Referências

HABERMAS, Jürgen. Law as Medium and Law as Institution. In: TEUBNER, Gunther. Dilemas of Law in the Welfare State. Berlim/Nova Iorque: Walter de Gruyter, 1988.
HABERMAS, Jürgen. Faticidad y validez. Trad. Manuel Jiménez Redondo. Madri: Trota, 2001.
HABERMAS, Jürgen. A crise de legitimação do capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.
MORICONI, Patrícia Rossi; TONIETTI, Paloma de Oliveira; MORENO, Luisa Zanolli; MATTÉ, Glavur Rogério. Regulação de organismos geneticamente modificados de uso agrícola no Brasil e sua relação com os modelos normativos europeu e estadunidense. R. Dir. sanit., São Paulo, v. 14, n. 3, 2014, p. 112-131.
LOPES, Othon de Azevedo. Fundamentos da regulação. Rio de Janeiro: Editora Processo, 2018.
TEUBNER, Gunther. After legal instrumentalism: Strategic models of post-regulatory law. In: Dilemmas of law in the welfare state. Berlin: Walter de Gruyter, 1988.
TEUBNER, Gunther. Droit et réflexivité. Paris: L.G.D.J., 1996.
TEUBNER, Gunther. Fragmentos constitucionais: constitucionalismo social na globalização. São Paulo: Saraiva, 2016.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

FIEL, Adamir de Amorim. Perspectivas Regulatórias Sistêmicas sobre o uso Agrícola de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) no Brasil. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–18, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/18733. Acesso em: 24 abr. 2024.