Estado atual do ensino da Biblioteconomia no Brasil e a questão da Ciência da Informação

Autores

  • Antonio Agenor Briquet de Lemos

Palavras-chave:

Ensino de Biblioteconomia. Programas de curso. Programas de pós-graduação. História da Documentação. Ciência da Informação.

Resumo

A partir de 1915, data em que começou a funcionar o primeiro curso, o ensino da Biblioteconomia evoluiu bastante, existindo atualmente 19 cursos de graduação, 1 de pós-graduação em nível de mestrado e 1 de especialização, em 14 unidades da Federação. Os cursos de graduação apresentam conteúdo relativamente homogêneo, havendo diferenças quanto à duração das disciplinas que os compõem e, mais recentemente, na abordagem dos tópicos relativos à Mecanização e Automação. A causa principal dessa homogeneidade é o currículo mínimo que todos os cursos são obrigados a seguir. A evolução dos estudos teóricos no campo da organização de sistemas de recuperação de informações tem apresentado resultados importantes e revelado princípios fundamentais que deveriam ser incorporados orgânicamente ao ensino da Biblioteconomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1973-01-01

Como Citar

Lemos, A. A. B. de. (1973). Estado atual do ensino da Biblioteconomia no Brasil e a questão da Ciência da Informação. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 1(1), 51–58. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/19872

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)