A proteção do meio ambiente na Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos

Autores

  • José Roque Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v2i1.7959

Palavras-chave:

Modernidade. Ecologia. Meio ambiente. Saúde. Bioética.

Resumo

O texto comenta a referência sobre a proteção do meio ambiente no artigo 17 da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. A análise situa a crise ambiental na tendência à fragmentação do paradigma da modernidade e mostra a necessidade de assumir a ecologia como um paradigma cultural. A perspectiva ecológica da realidade abre o caminho para relacionar saúde e ambiente, permitindo uma visão ecossistêmica da própria saúde humana. Para entender o artigo 17 é necessário levar em consideração as declarações das conferências das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, principalmente aquela que se realizou no Rio de Janeiro em 1992. Estes documentos partem dos desafios ambientais provocados pelo progresso econômico e sua perspectiva é o desenvolvimento sustentável. A declaração de bioética tem como referência as questões éticas dos avanços das biotecnologias e sua perspectiva são os direitos humanos. O documento acentua a inter-relação dos seres humanos com as outras formas de vida, o uso adequado dos recursos naturais e o papel do ser humano na proteção do meio ambiente, da biosfera e da biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roque Junges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

(Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

Taylor, BC. The ethics of authenticity. 9th Edition. Cambridge (Ms): Harvard University Press, 2000.

Capra, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. S. Paulo: Cultrix, 1996.

Junges, JR. Ética ambiental. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004.

Ávila-Pires FD. Princípios de ecologia médica. Florianópolis: Ed. UFSC, 2000.

Minayo, MCS, Miranda AC. (Org.). Saúde e ambiente sustentável: estreitando os nós. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002

Minayo, MCS. Enfoque ecosistêmico de saúde e qualidade de vida. In: Minayo MCS & Miranda, AC (orgs.) Op.cit, 2002. p.174

________. Op.cit.

Samaja, J. A reprodução social e a saúde. Salvador, Casa da Qualidade, 2000. pp. 95-6.

________. Epistemologia de la salud: reproducción social, subjetividad y transdisciplina. Buenos Aires, Lugar Editorial, 2004.

________. Op.cit. , 2000.

________. Op.cit. p. 100.

Andrade, LOM. & Barreto, ICHC. Promoção da saúde e cidades/municípios saudáveis: propostas de articulação entre saúde e ambiente. In: Minayo MCS, & Miranda, AC. (Orgs.). Op.cit., 2002.

Lovelock, J. Gaia. A prática científica da medicina planetar. Lisboa, Instituto Piaget, 1996.

Barbieri, JC. Desenvolvimento e meio ambiente. As estratégias de mudanças da Volume 2 - número 1 - 2006 Agenda 21. Petrópolis, Ed. Vozes, 1998.

UNESCO. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Cátedra Unesco da Universidade de Brasília /Sociedade Brasileira de Bioética. Brasília, 2005.

Morin, E. O método 2: a vida da vida. Porto Alegre, Ed. Sulina, 2001. p. 94-95.

Downloads

Como Citar

Roque Junges, J. (2006). A proteção do meio ambiente na Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. Revista Brasileira De Bioética, 2(1), 21–38. https://doi.org/10.26512/rbb.v2i1.7959

Edição

Seção

Artigos Especiais