Bioproteção: o princípio da proteção a vítimas e testemunhas, uma questão de ética com a dignidade da pessoa humana

Autores

  • Elda de Azevedo Coelho Bussinguer Coordenadora do PPGD da Faculdade de Direito de Vitória e Coordenadora do Grupo de Pesquisa BIOGEPE.
  • Verônica Cunha Bezerra Faculdade de Direito de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24131

Palavras-chave:

Bioproteção. Cidadania. Cotidiano. Vitimas. Testemunhas.

Resumo

O artigo tem por objetivo ressignificar o conceito de Bioproteção considerando-se as práticas cotidianas das pessoas vinculadas ao PROGRAMA DE PROTEÇÃO À VITIMAS E TESTEMUNHAS NO BRASIL, em uma perspectiva Bioética que contemple sua dignidade e cidadania. A partir de uma breve contextualização histórica da proteção no Brasil busca-se apresentar a ideia de cotidiano das pessoas ameaçadas e os modos como esses “sujeitos-em-proteção" adotam táticas e estratégias para o exercício da cidadania, compreendida como microrresistências e microliberdades, embasadas na teoria de Michel de Certeau. O Princípio da Proteção é analisado tomando-se como ponto de partida uma ética protetiva sustentada nas dimensões da Dignidade Humana, que compõe o tripé da Bioproteção. O fazer cotidiano dos sujeitos envolvidos na proteção, vai se conformando a partir das táticas e estratégias, do “sujeito-em proteção” que vivenciam um peculiar exercício de cidadania, regulada, que nos permite refletir sobre o contexto em que vivem essas pessoas em uma condição especial de existência. As análises efetuadas permitem concluir que a efetivação dos Direitos Fundamentais à Dignidade e à cidadania plena dos “sujeitos-em-proteção” não pode ser somente jurisprotetiva, mas, sobretudo, bioprotetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elda de Azevedo Coelho Bussinguer, Coordenadora do PPGD da Faculdade de Direito de Vitória e Coordenadora do Grupo de Pesquisa BIOGEPE.

Doutora em Bioética, Coordenadora do PPGD FDV e Coordenadora do Grupo de Pesquisa BIOGEPE.

Verônica Cunha Bezerra, Faculdade de Direito de Vitória

Mestranda FDV 2018/1. 

Referências

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DUSSEL, Enrique. A Filosofia da Libertação: Critica à ideologia da exclusão. São Paulo: Paulus, 1995.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

HERRERA FLORES, Joaquín. A reinvenção dos direitos humanos. / Joaquín Herrera Flores; tradução de: Carlos Roberto Diogo Garcia; Antônio Henrique GracianoSuxberger; Jefferson Aparecido Dias. ”“ Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009. Joaquin Herrera Flores

GARRAFA, Volnei. Inclusão social no contexto político da bioética. In Revista Brasileira de bioética. V. I. nº 02 2005. p.122-132. Disponível em: <http://bioetica.org/cuadernos/bibliografia/garrafa.pdf >. Acesso em: 12 out. 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Bussinguer, E. de A. C., & Bezerra, V. C. (2019). Bioproteção: o princípio da proteção a vítimas e testemunhas, uma questão de ética com a dignidade da pessoa humana. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 23. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24131

Edição

Seção

Suplemento