Bioética e Geografia: Aproximações acerca do território e da Bioética de Intervenção (BI) na formulação de uma epistemologia do Sul

Autores

  • Ana Júlia Tomasini Universidade de Brasília
  • Luis Augusto Ferreira Saraiva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24122

Palavras-chave:

Território. Bioética. Bioética de Intervenção. Colonialiedade da vida.

Resumo

O processo de globalização vivenciado na modernidade mostra o aceleramento das técnicas usadas tanto na ciência como nos saberes que se referem à vida, mas também revela um crescimento não acompanhando de uma moralidade ética comprometida com as desigualdades sociais e os dilemas relacionados a essa fase do capitalismo. A colonialidade da vida se mostra efetiva na instauração do padrão eurocêntrico do viver, no qual, quem se distancia desse padrão está à margem da sociedade, corroborando assim com a perpetuação da visão capitalista que corresponde aos interesses de dominação para sustentação de um modo de produção que legitima a exploração de uns e a acumulação de riqueza de outros. Assim, os campos do saber que estudam essas relações, bem como a Bioética e a Geografia, tem campos de atuação como a Bioética de Intervenção e o Território que podem ser importantes aliados para uma criação de uma epistemologia do sul decolonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Júlia Tomasini, Universidade de Brasília

Doutoranda na Cátedra Unesco de Bioética ”“ Universidade de Brasília (UnB).

Luis Augusto Ferreira Saraiva, Universidade de Brasília

Doutorando na Cátedra Unesco de Bioética ”“ Universidade de Brasília (UnB) 

Referências

SANTOS, M. Por uma outra Globalização, 2002 SANTOS, p.19, 2002.

NASCIMENTO, WF. Por uma vida descolonizada: diálogos entre a bioética de intervenção e os estudos sobre a colonialidade. 2010. 128 f. Tese (Doutorado em Bioética)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

CARNEIRO AS. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. Pg 43. Feusp, 2005. (Tese de doutorado)

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina Libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciÃncias sociais. Perspectivas latinoamericanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005.

SEGATO, RL. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégicodescolonial, e-cadernos CES [Online], 18 | 2012, colocado online no dia 01 Dezembro 2012, URL: http://eces.revues.org/1533 ; DOI : 10.4000/eces.1533.

Downloads

Publicado

2019-04-12

Como Citar

Tomasini, A. J., & Saraiva, L. A. F. (2019). Bioética e Geografia: Aproximações acerca do território e da Bioética de Intervenção (BI) na formulação de uma epistemologia do Sul. Revista Brasileira De Bioética, 14(edsup), 16. https://doi.org/10.26512/rbb.v14iedsup.24122

Edição

Seção

Suplemento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)