Sobre o uso de materiais "extra-acadêmicos" no ensino de Filosofia: uma abordagem possível da obra Antígona em conjunto com a música “Vida Loka parte 2” do grupo racionais MC”s

João Renato Amorin Feitosa

Resumo


Resumo: O objetivo deste texto consiste na exposição breve de uma discussão acerca do uso de materiais não-acadêmicos para a elaboração total ou parcial de aulas de filosofia, a partir da análise de uma aula apresentada por mim aos alunos do ensino médio do CEM 03 do Guará-DF, que abordou a obra Antígona de Sófocles em conjunto com a música Vida loka parte 2 do grupo de rap Racionais mc’s. Num primeiro capítulo, examino um pouco o debate acerca de uma postura ideal do professor em sala de aula, bem como de uma parcialidade ou imparcialidade por parte do mesmo quanto aos assuntos tratados e a própria concepção de história da filosofia deste, porque acho que a crítica ao uso de materiais extra-acadêmicos se dá em parte pela nossa concepção de história da filosofia, em parte por nossa postura parcial ou imparcial dentro de sala de aula, se é que tal postura existe. Para isso, retomo discussões feitas por Paulo Freire acerca dessa postura em sua obra Pedagogia da Autonomia, para posteriormente apresentar e avaliar a aula e sua metodologia.


Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2017 Pólemos



ISSN 2238-7692

Licença Creative CommonsPólemos de Revista de Estudantes de Filosofia da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.

Baseado no trabalho em www.seer.bce.unb.br.