EXÓRDIO DO SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO PREGADO POR ANTÔNIO VIEIRA

o peixe como metáfora do homem e o sal que já não salga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23808

Palavras-chave:

Sermão. Santo Antônio. Antônio Vieira. Sal da Terra.

Resumo

O Sermão de Santo Antônio, pregado em São Luís do Maranhão no ano de 1964 pelo Padre Antônio Vieira em homenagem a Santo Antônio e em crítica da corrupção humana, é um dos mais importantes sermões do influente jesuíta, pois, na filosofia cristã, ressignifica conceitos centrais (o valor da ação animal) e aprofunda tópicos tradicionais (livre arbítrio e conversão). O exórdio desse sermão é seu capítulo de maior importância; nele, Vieira apresenta o conceito predical que guiará seu discurso ”“ “vós sois o sal da terra” ”“ por meio do qual estabelece a questão que desenvolverá a pregação: o problema de haver tantos pregadores e a terra se ver tão corrompida. Além disso, no exórdio o próprio modelo do sermão, uma alegoria, e seu personagem principal, Santo Antônio, são justificados. Esta resenha busca contextualizar, criticar e explanar tal exórdio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Ferreira Martins, Universidade de Brasília

Estudante de Graduação em Filosofia, pela Universidade de Brasília; Estudante de Graduação em Física, pela Universidade Paulista; -Instrutor de Blocos de Montar e Musicalização na educação infantil do Centro Recreativo Infantil do Lago. -Autor dos livros: "Filosofando a Física: Poesia, Ciência e Crítica" e "Um Universo de Montar"; co-autor (1 capítulo) em: "Palavreiras". -Pesquisando em: "PIBIC - Filosofia - UnB - Área: Filosofia da Religião" e "Seminário Permanente de Filosofia Contemporânea - UnB - Área: Geometria sem pontos"

Referências

MARCONDES, Danilo. Santo Agostinho. In:_____. Textos Básicos de Ética: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

VIEIRA, Antônio. Sermão de Santo Antônio [1654]. Belém: Universidade da Amazônia. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17349. Acesso em: 05/03/2019.

Downloads

Publicado

31-07-2019

Como Citar

Ferreira Martins, R. (2019). EXÓRDIO DO SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO PREGADO POR ANTÔNIO VIEIRA: o peixe como metáfora do homem e o sal que já não salga. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(15), 198–203. https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23808

Edição

Seção

Resenhas