SOBRE A ANGÚSTIA EM HEIDEGGER

da perspectiva existencial à ontológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23771

Palavras-chave:

Angústia. Ser-aí. Ser.

Resumo

No presente trabalho propomos apresentar o modo como Heidegger trata o conceito de angústia em sua aula inaugural Que é Metafísica?, enfatizando a relação entre o despertar da angústia e a revelação do ser. Ao mesmo tempo, propomos confrontar o tratamento do conceito de angústia na preleção e aquele que Heidegger dá ao conceito em Ser e Tempo. Com efeito, em sua preleção Heidegger apresenta a angústia como uma manifestação do nada, na qual ocorre a revelação do ente enquanto tal para o ser-aí. Por outro lado, no § 40 de Ser e Tempo Heidegger apresenta a angústia como a disposição que retira o ser-aí da decadência e o singulariza, ou seja, o coloca diante de si mesmo. Com isso, mostraremos os desdobramentos do conceito de angústia, desde a abordagem mais existencial do tratado maior até a perspectiva mais ontológica da preleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Marcelino Silva Alvares, Universidade Estadual de Santa Cruz

Concluiu o curso técnico integrado em informática no Instituto Federal da Bahia (IFBA-Ilhéus), onde desenvolveu pesquisa de iniciação científica a respeito do uso comercial da literatura de Jorge Amado na cidade de Ilhéus. Atualmente cursa licenciatura em filosofia na Universidade Estadual de Santa Cruz, tendo sido bolsista do PIBID entre os anos de 2017 e 2018. Ingressou, no ano de 2018, em um projeto de iniciação científica cujo título é "A historicidade na fenomenologia e na hermenêutica". Participa de grupo de estudo dedicado ao pensamento de Heidegger. Principais interesses são: ontologia fundamental, pensamento do ser, a questão do nada. 

Referências

DUBOIS, Christian. Heidegger: introdução a uma leitura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

HEIDEGGER, Martin. "Que é Metafísica?". In.: Conferências e escritos filosóficos. Trad. Ernildo Stein. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Partes I-II. Trad. de Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis: Vozes, 1997, 2 vols. (col. Pensamento Humano).

MACDOWELL, João Augusto. A gênese da ontologia fundamental de Martin Heidegger: ensaio da caracterização do modo de pensar de Sein und Zeit. São Paulo: Editora Herder, 1970.

RICHARDSON, William J. Through Phenomenology to Thought. Fourth Edition. New York: Fordham University Press, 2003.

STEIN, Ernildo. A questão do método na filosofia: um estudo do modelo heideggeriano. 3 ed. Porto Alegre: editora Movimento, 1983.

STEIN, Ernildo. Seis estudos sobre Ser e Tempo. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

31-07-2019

Como Citar

Alvares, M. M. S. (2019). SOBRE A ANGÚSTIA EM HEIDEGGER: da perspectiva existencial à ontológica. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(15), 60–75. https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23771

Edição

Seção

Artigos