A "POLÍTICA DO CETICISMO" DE HUME E SEU SUPOSTO "CONSERVADORISMO"

ponderações sobre o caráter da filosofia política humeana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i16.23732

Palavras-chave:

David Hume. Filosofia Política. Ceticismo. Conservadorismo.

Resumo

As proposições e contribuições de David Hume no campo político, embora se aproximassem das de outros filósofos britânicos do século XVIII, foram opostas em muitos pontos às posturas revolucionárias dos iluministas franceses que reivindicavam instituições políticas democráticas e uma sociedade mais igualitária. Em razão disto, o seu pensamento é por vezes rotulado como “conservador” nessa matéria. Procuramos demonstrar neste artigo que Hume, no entanto, estava longe de ser um conservador nos termos de hoje, revelando-se decididamente um defensor da liberdade e do progresso sociopolítico em vários pontos. Não nos furtamos a reconhecer, porém, a evidência de certo conservadorismo manifesto na sua obra em diversos outros aspectos, o qual parece justificável, entretanto, e coerente com o próprio espírito questionador, realista e cético do pensamento humeano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique de Moraes Silva, Universidade Federal do Paraná

Mestrando na linha de Ética e Filosofia Política pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel em Comunicação Social / Jornalismo pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e em Filosofia pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM). Lecionou como professor designado de Filosofia na Escola Estadual Américo de Paiva entre fevereiro e dezembro de 2015. Já trabalhou informalmente com tradução e revisão de textos e lecionou também sobre tópicos de Cultura Geral e História do Brasil. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Filosofia Política, Antropologia Filosófica, História do Brasil, Pensamento Político e Social Brasileiro, Ética e na relação entre Ideologias Políticas, Indústria Cultural e Cultura de Massas.

Referências

BERRY, Christopher J. Essays on Hume, Smith and the Scottish Enlighment. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2018.

BOBBIO, Norberto; et alii. Dicionário de Política. 11ª ed. Trad. João Ferreira. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BURKE, Edmund. Reflexões sobre a Revolução em França. 2ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

FRATESCHI, Yara; et alii. Manual de Filosofia Política: para os cursos de teoria do estado e ciência política, filosofia e ciências sociais. São Paulo: Saraiva, 2012.

HIMMELFARB, Gertrude. Os Caminhos para a Modernidade – Os iluminismos britânico, francês e americano. São Paulo: É Realizações, 2011. 298 p.

HUME, David. Ensaios Políticos. Trad. E. Jacy Monteiro. São Paulo: Ibrasa, 1963.

HUME, David. Essays Moral, Political, Literary. Indianapolis: Liberty Fund, 1987.

HUME, David. Hume. Col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

HUME, David. The History of England from the Invasion of Julius Caesar to the Revolution in 1688. Foreword by William B. Todd, 6 vols. Indianapolis: Liberty Fund, 1983.

OAKESHOTT, Michael. A política da fé e a política do ceticismo. Trad. Daniel Lena Marchiori Neto. São Paulo: É Realizações, 2018.

SCRUTON, Roger. Como ser um conservador. Trad. Bruno Garschagen; Márcia Xavier de Britto. Rio de Janeiro: Record, 2015.

SOWELL, Thomas. Conflito de Visões. Col. Abertura Cultural. São Paulo: É Realizações, 2011.

STRAUSS, Leo; et alii. História da Filosofia Política. Trad. Heloisa Gonçalves Barbosa. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

Downloads

Publicado

31-08-2019

Como Citar

de Moraes Silva, L. H. (2019). A "POLÍTICA DO CETICISMO" DE HUME E SEU SUPOSTO "CONSERVADORISMO": ponderações sobre o caráter da filosofia política humeana. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(16), 37–55. https://doi.org/10.26512/pl.v8i16.23732

Edição

Seção

Artigos