A ARTE COMO CONTRAPONTO À TÉCNICA MODERNA EM HEIDEGGER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23721

Palavras-chave:

Arte. Técnica. Metafísica. Origem.

Resumo

Este artigo pretende analisar de que modo a arte, para Heidegger, mostra-se como uma manifestação do ser contrapontual ao modo de ser da técnica moderna ”“ entendida como a época final da metafísica. Para isso, será necessário analisar a noção grega de techné e como essa noção inicialmente está vinculada tanto ao saber da produção de utensílios quanto ao saber da produção artística. Desse modo, veremos como a techné grega, entendida como um saber, transforma-se, com o predomínio da metafísica, em um fazer, desdobrando-se ao longo da história até a época da técnica moderna. A partir da consumação da metafísica na era da técnica, pretendemos mostrar, focados no ensaio A origem da obra de arte (1936), que a arte, para Heidegger, sendo ao mesmo tempo consanguínea e estranha à técnica moderna, mostra-nos uma relação mais original com o ser e com noções a ele vinculadas, como verdade e origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Coelho Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Marina Coelho Santos concluiu o curso de graduação em Filosofia UFSC no segundo semestre de 2017 e atualmente é bolsista CAPES no mestrado em filosofia da UFSC, tendo por orientador o Prof. Dr. Roberto Wu. Sua pesquisa de mestrado gira em torno da obra Contribuições à filosofia de Martin Heidegger, com tema: Transição para o outro início e possibilidade de superação da metafísica. No período de 2016-2017 foi bolsista do PIBIC -CNPQ, sob orientação do Prof. Dr. Roberto Wu. Sua pesquisa vinculou-se à área de ontologia e teve por título Possibilidade do fim da metafísica em Nietzsche: Uma análise a partir de termos fundamentais no Nietzsche I e II de Heidegger. Esse projeto foi levado adiante e resultou em seu TCC, intitulado: Heidegger e Nietzsche: a vontade de poder e dois caminhos para o fim da metafísica, defendido em outubro de 2017. Seus principais interesses compreendem às questões de ontologia, metafísica, estética, filosofia da arte e filosofia contemporânea.

Referências

DUARTE, André. Heidegger e a obra de arte como acontecimento historial-político. In: Artefilosofia. Ouro Preto, n. 5, 2008. p. 23-34.

HEIDEGGER, Martin. Contribuições à filosofia: do acontecimento apropriador.Trad.Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

HEIDEGGER, Martin. Nietzsche I. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

HEIDEGGER, Martin. Origem da obra de arte. In: HEIDEGGER, Martin. Caminhos de floresta. Trad. Irene Borges-Duarte e Filipa Pedroso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2001.

SCHWITTERS, Kurt. Contos Mércio. Trad.Maria Aparecida Barbosa. EDUFSC, 2013.

VATTIMO, Gianni. The ontological vocation of twentieth-century poetics. In: VATTIMO, Gianni.Art's claim to truth. Trad. Luca D'Isanto. Nova York: Columbia University Press, 2008.

WERLE, Marco Aurélio. Heidegger e a produção técnica e artística da natureza. Trans/Form/Ação, Marília, v. 34, 2011. p. 95-108.

WU, Roberto. Heidegger e a possibilidade do novo. Rio de Janeiro. 265. [Tese(doutorado)]. PUC-RJ, 2006.

ZARADER, Marlène. Heidegger e as palavras da origem. Trad. João Duarte. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

Downloads

Publicado

03-07-2019

Como Citar

Coelho Santos, M. (2019). A ARTE COMO CONTRAPONTO À TÉCNICA MODERNA EM HEIDEGGER. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(15), 106–122. https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.23721

Edição

Seção

Artigos