AS CONTRIBUIÇÕES À FILOSOFIA EM UMA VISÃO PRÉVIA

uma meditação histórica sobre a vigência do ser

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.22493

Palavras-chave:

Ser. Ser-aí. Acontecimento apropriador. Técnica. Maquinação.

Resumo

A partir da visão prévia (Vorsicht) das Contribuições à filosofia, a proposta do artigo é discutir sobre o acontecimento apropriador (Ereignis) como a essência do pensamento de Heidegger que abre a filosofia do Ocidente ao pensar do outro princípio (acolhedor do ser (Seyn) em seu profundo velamento) distinto do saber do primeiro princípio (o saber metafísico, que durante séculos identificou o ser com o ente em suas representações). Nesse sentido, demonstramos, a partir das considerações de Heidegger, como o pensar do outro princípio se torna uma meditação histórica que permite o advento do questionamento espantoso, mas, ao mesmo tempo, possibilita o perguntar sereno sobre a essência da verdade acerca do acontecimento apropriador. Fica claro que o espanto se dá no ser-aí porque ele compreende que a sua situação finita no mundo acontece pela retração do ser. Contudo, daqui surge a serenidade, porque o ser-aí percebe que o ir embora do fundamento é o que lhe permite existir como possibilidade no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Amorim Castelo Branco, Universidade de Brasília

Doutorando em Filosofia na Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília - UnB (2018). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2011). Estuda a questão das modulações metafísicas na história da filosofia a partir da fenomenologia de Heidegger. Temas de interesse: a essência da verdade entre os gregos, predicação e cálculo na modernidade e os contramovimentos à metafísica na contemporaneidade. Na tese de doutorado (Gelassenheit: o traço essencial do pensamento heideggeriano), discute-se sobre o sentido originário de Gelassenheit. O escopo é demonstrar de que modo a serenidade é a disposição fundamental do pensamento de Heidegger e como ela perpassa, profundamente, as suas meditações acerca do desvelamento da verdade grega e as suas reflexões relativas ao esquecimento e ao encobrimento do ser que se dão na história do Ocidente.

Referências

CARNEIRO LEÃO (PIZZOLANTE, Rômulo, Org.). O último Heidegger (Ereignis por ΠαÏουσία) ”“ Uma aproximação ao pensamento de Heidegger. Séries de um dia. Série das 20 conferências de Emmanuel Carneiro Leão”“2014/2015.

HEIDEGGER, Martin. As questões fundamentais da filosofia: (“problemas” seletos da “lógica”). São Paulo: Martins fontes, 2017.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In:Ensaios e conferências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

HEIDEGGER, Martin. Contribuições à filosofia (Do acontecimento apropriador).Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

HEIDEGGER, Martin.O que é isto ”“a filosofia? In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo.Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

HEIDEGGER, Martin.Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

RAMOS, Daniel Rodrigues. O Ereignis em Heidegger. Teresópolis: Daimon, 2015.

Downloads

Publicado

31-07-2019

Como Citar

Castelo Branco, R. A. (2019). AS CONTRIBUIÇÕES À FILOSOFIA EM UMA VISÃO PRÉVIA: uma meditação histórica sobre a vigência do ser. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 8(15), 37–59. https://doi.org/10.26512/pl.v8i15.22493

Edição

Seção

Artigos