DEMOCRACIA E SOCIALISMO OPERÁRIO EM CASTORIADIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.16759

Palavras-chave:

Democracia. Burocracia. Cidadão. Socialismo. Gestão.

Resumo

A proposta de Cornelius Castoriadis é a da construção de uma sociedade autônoma. Para isso, faz-se necessário uma análise dos modos de sociedade heterônoma que se construíram até então, as quais são sociedades capitalistas, tanto de um capitalismo burocrático fragmentário (no bloco ocidental), quanto de um capitalismo burocrático total (no bloco soviético). Para haver a ruptura completa com estes tipos de capitalismos, é necessário um horizonte democrático através da gestão operária da produção, algo que romperá com a histórica divisão entre dirigentes e executantes e com a divisão de poder na sociedade. Sua crítica à  burocracia, como elemento que impediu o alcance pleno do socialismo, e sua proposta de uma democracia operária são elementos fundamentais para o surgimento da autonomia do cidadão moderno, bem como de toda a sociedade moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Carlos Damasceno, Universidade de Brasília

Eu tenho mestrado em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião pela Universidade de Brasília. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2012), ex-bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Possuo experiência nas áreas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio. Tenho interesse nas áreas de Filosofia Política, Escola de Frankfurt, Marxismo, Existencialismo. Tenho a filosofia de Castoriadis como um dos objetos de estudo, bem como tenho grande interesse pelas filosofias de Gramsci, Agamben e Zizek. Fui monitor na disciplina de Estética pela UCB no ano de 2012. Atualmente sou professor concursado no município de Valparaíso de Goiás.

Referências

CASTORIADIS, Cornelius. A criação histórica. O Projeto da Autonomia. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 1992.

___________________________. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

___________________________. A sociedade burocrática 1: as relações de produção na Rússia. Porto, Afrontamento, 1979.

___________________________. Socialismo ou Barbárie: o conteúdo do socialismo. São Paulo, Brasiliense, 1983.

CASTRO, Fidel. A grande tarefa da revolução é formar o homem novo. São Paulo, Expressão Popular, 2016.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2010.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

Damasceno, D. C. (2018). DEMOCRACIA E SOCIALISMO OPERÁRIO EM CASTORIADIS. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 219–232. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.16759

Edição

Seção

Dossiê