PAZ ENTRE OS HOMENS: A TOLERÂNCIA E VOLTAIRE REVISITADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.16758

Palavras-chave:

Homens. Paz. Tolerância. Voltaire.

Resumo

No Tratado sobre a tolerância, obra de 1763, Voltaire se debruça sobre um caso que merecia toda a atenção de seu tempo e, igualmente, da posteridade: o caso Jean Calas. As intempestivas acusações, sem nenhuma mediação da razão, tornaram o ocorrido um prenúncio de tantos outros que viriam pela frente. O presente artigo propõe uma revisitação ao texto de Voltaire, para que o tema da tolerância seja retomado e rediscutido. Com vistas a transcender limiares que obnubilam a razão e sufocam a possibilidade de um convívio pacífico entre os homens, uma discussão a partir das Luzes se coloca oportuna para uma avaliação dos matizes da intolerância, esta que se perpetua, e para a retomada de sua antípoda, a tolerância, que nunca foi tão necessária para o século XXI nos diversos espaços de convivência dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnio César da Rocha Souza, Universidade Federal do Goiás

Possui graduação em Teologia, Bacharelado - Seminário Presbiteriano de Brasília-DF (2004), graduação em Teologia, Bacharelado pelo Centro Universitário Filadélfia (2008); Pós-graduação (Especialização) em História Cultural pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2006); Pós-graduação (Especialização) em Teologia Urbana pelo Centro Universitário Filadélfia (2007); Mestrado em Filosofia, com concentração em Filosofia, linha de pesquisa em Ética e Filosofia Política, pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009-2011). Atualmente é professor - Seminário Presbiteriano de Brasília. Tem experiência nas áreas de História, Filosofia e Teologia.

Referências

AURÉLIO, Diogo Pires. Um fio de nada: ensaio sobre a tolerância. Lisboa: Edições Cosmos, 1997.

ROMILLY FILHO. Tolerância (Ordem enciclopédica, Teologia, Moral e Política). In: DIDEROT, Denis. Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Volume 4: Política / Denis Diderot, Jean le Rond d’Alembert; organização Pedro Paulo Pimenta, Maria das Graças de Souza. Tradução de Maria das Graças de Souza, Pedro Paulo Pimenta, Thomaz Kawauche. 1 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015. p. 351-366.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia da História. Tradução de Maria Rodrigues e Hans Harden. 2 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores)

SUFFERT, Georges. Tu és Pedro: santos, papas, profetas, mártires, guerreiros, bandidos. A história dos primeiros 20 séculos da Igreja fundada por Jesus Cristo. Tradução de Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

VOLTAIRE. O mundo como está: visão de Babuc escrita por ele mesmo. In: VOLTAIRE. Contos. Tradução de Mário Quintana. Porto Alegre: Abril Cultural, 1972. p. 79-97.

___________. Tratado sobre a tolerância: a propósito da morte de Jean Calas. Tradução de Paulo Neves. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

da Rocha Souza, J. C. (2018). PAZ ENTRE OS HOMENS: A TOLERÂNCIA E VOLTAIRE REVISITADO. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 207–218. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.16758

Edição

Seção

Dossiê