FEMINISMO ENQUANTO CRÍTICA

uma reflexão sobre a necessidade do retorno do feminismo à esquerda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14668

Palavras-chave:

Feminismo. Esquerda. Política.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade de o movimento feminista atual articular-se novamente com a esquerda política. Tal movimento, tanto de reflexão quanto de articulação, faz-se necessário uma vez que, como aponta Fraser, o feminismo vive uma situação delicada, no qual suas bandeiras foram cooptadas pelo neoliberalismo vigente, ressignificando sua luta e impedindo que esta alcance, em verdade, seu objetivo primeiro, a emancipação da mulher no meio social atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabela Loner Santana, Universidade Federal do ABC

Graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (2019) e graduanda no Bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas em torno dos desdobramentos contemporâneos da filosofia hegeliana (questões como negatividade e negação, lógica dialética) e das interfaces entre Filosofia e Psicanálise, mais especificamente acerca da obra de Jacques Lacan, seus fundamentos filosóficos e relações com a Filosofia. Formação em andamento em Psicanálise pela EPFCL - Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. São Paulo: Nova Fronteira, 2009.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça na era pós-­socialista. In: SOUZA, Jessé. Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: UnB, 2001, p. 245­282.

FRASER, Nancy. Feminismo, capitalismo e a astúcia da história. In: Mediações, v. 14, n. 2, 2009, p. 11-33.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

Loner Santana, I. (2018). FEMINISMO ENQUANTO CRÍTICA: uma reflexão sobre a necessidade do retorno do feminismo à esquerda. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 162–177. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14668

Edição

Seção

Artigos