VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM SLAVOJ ŽIŽEK

a relação entre ressentimento e comunicação fática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14662

Palavras-chave:

Žižek. Violência. Ressentimento. Comunicação. Simbólica.

Resumo

O presente artigo visa a investigar dois conceitos que o filósofo esloveno Slavoj Žižek utiliza em sua obra Violência, em torno de seu estudo sobre a violência simbólica. A investigação examina o terceiro capítulo da obra, “Andante ma non troppo e molto cantabile”, percorrendo dois ensaios em que o filósofo estabelece relações entre os conceitos de ressentimento e de comunicação fática e os fatos políticos que analisa. Por um caminho que envolve semiótica, análise dialético-materialista, psicanálise, ontologia, filosofia analítica e sociologia, Žižek aborda conceitos de forma transversal, que podem ser pensados interdisciplinarmente e refletem o espírito de nosso tempo: o capitalismo tardio, a sociedade de consumo em massa, o multiculturalismo e a ideologia liberal. Em períodos de crises e riscos iminentes de tragédias, é importante conhecer essa abordagem, que propõe um estudo de caso o qual não se restringe às dicotomias político-partidárias contemporâneas, muitas vezes atestando a invalidade de tais dicotomias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Lucas dos Santos da Silva é licenciando em Filosofia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista de Monitoria (2013) na disciplina "Filosofia da Ciência e da Tecnologia" e bolsista de Iniciação Científica (2014) na UNIRIO, ambas as bolsas com orientação do professor Dr. Rodrigo Ribeiro Alves Neto. Apresentou-se na Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO (2013) com o sumário de sua monitoria com o prof. Dr. Rodrigo Ribeiro, intitulada "A questão da técnica no pensamento contemporâneo". Desenvolveu leitura e pesquisa sobre a obra "A Ideologia da Sociedade Industrial: O Homem Unidimensional" de Herbert Marcuse, também apresentou na Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO (2014) o trabalho "A sociedade industrial como forma de controle da liberdade", resultado da Iniciação Científica com o professor Dr. Rodrigo Ribeiro. Apresentou as comunicações "O mistério do planeta: o homem sendo no mundo", "Visões de Florestan sobre o Brasil República", "Engels: sobre família e autoridade" e "Tolerância e democracia em Slavoj Zizek (ou uma defesa da intolerância)" nas Semanas de Filosofia da UNIRIO (2013-2017). Produziu seu Trabalho de Conclusão de Curso em 2017, intitulado "Alguns elementos da violência simbólica em Slavoj Zizek", com orientação do professor Dr. Pedro Rocha de Oliveira, avaliado pelos professores Dr. Baptiste Grasset e Dr. Samir Haddad, avaliado com a média de 9,0. Em 2018, participou do mini-curso de extensão "O pensamento de/por mulheres negras", organizado pelo N'BLAC - UFRRJ.

Referências

DAVIDSON, Donald. Essays on actions and events. New York: Oxford University Press Inc., 2001.

GROPPO, Luís Antonio. A condição juvenil e as revoltas dos subúrbios na França. In: Política & Sociedade. v. 5, n. 8, p. 89-121, abr. 2006.

JAKOBSON, Roman; HALE, Morris. Fundamentals of language. Mouton & CO, S-GRAVENHAGE, 1956.

LINS, Tatiana; RUDGE, Ana Maria. Ingresso do conceito de passagem ao ato na teoria psicanalítica. Trivium, dez. 2012, v. 4, n. 2, p. 12-23.

ŽIŽEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do real. Tradução de Paulo Cezar Castanheira. 1 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

______________. (Org.) Um mapa da ideologia. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

______________. Violência: seis reflexões laterais. Tradução de Miguel Serras Pereira. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2014.

______________. Vivendo no fim dos tempos. Tradução de Maria Beatriz de Medina. 1 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

dos Santos da Silva, L. (2018). VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM SLAVOJ ŽIŽEK: a relação entre ressentimento e comunicação fática. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 92–105. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14662

Edição

Seção

Artigos