CRÍTICAS DE MARX, WEBER E LUKÁCS AO CAPITALISMO

ideologia, ética e reificação como meios de racionalização e de justificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14657

Palavras-chave:

Capitalismo. Marx. Weber. Lukács. Justificação.

Resumo

Este artigo reflete sobre as especificidades, os embates e as articulações das críticas de Marx, Weber e Lukács ao capitalismo, no âmbito da contribuição desses filósofos à Teoria crítica da sociedade. Parte-se da seguinte questão: que articulação é possível fazer entre as críticas de Marx, Weber e Lukács ao pensamento liberal que sustenta o capitalismo? Como argumento central, defende-se que tanto Marx quanto Weber e Lukács - embora com perspectivas conceituais, históricas e filosóficas distintas e por vezes conflitantes , focam suas análises nos meios de racionalização e de justificação do capitalismo na sociedade liberal moderna. Em Marx, discute-se a importância metodológica da transição da circulação para a produção, com ênfase na crítica à ideologia liberal. Em seguida, faz-se uma reconstrução das objeções de Weber à noção de superestrutura marxista, a partir de sua interpretação da ética protestante como meio de justificação ao espírito do capitalismo. Por fim, analisa-se o processo de reificação das relações sociais no capitalismo em Lukács, à luz das críticas feitas por ele à filosofia clássica alemã. Conclui-se que os conceitos de ideologia, ética e reificação dos referidos autores auxiliam na compreensão crítica das entranhas da dominação capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Raquel Gomes Maia Pires, Universidade de Brasília

Doutorado (2004) e mestrado (2001) em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB), pós-doutorados em sociologia do gênero (2017, ISCTE/IUL, Lisboa-PT) e em tecnologias lúdico-educativas para a saúde (2011, UnB), graduação em filosofia (UnB, 2019) e em enfermagem (Universidade Estadual do Ceará, 1994) . Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP), UnB. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG e da UNB, ambos na linha de gestão e avaliação de políticas e serviços de saúde. Pesquisadora líder do grupo de pesquisa NESPROM - Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM/Ceam/UnB), cadastrado no diretório de grupos do Cnpq. Produção científica nas áreas de Gestão de políticas públicas; Análise e avaliação de políticas de públicas; Desenvolvimento e validação de tecnologias lúdico-educativas; Gestão do cuidado e do processo de trabalho em saúde; Gênero, saúde e enfermagem. Linhas de pesquisa: Análise e avaliação de políticas públicas; Gestão e avaliação de sistema, políticas e serviços de saúde; Planejamento, organização e gestão de sistema de saúde; Desenvolvimento de tecnologias lúdico-educativas e de inovação para as políticas públicas; Gênero, saúde e enfermagem.

Referências

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1983

CAYGILL, Howard. Dicionário Kant. Tradução de Álvaro Cabral. Revisão técnica de Valério Rohden. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FEDERICI, Sílvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução de Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

HARVEY, David. A condição pós-moderna ”“ uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2003.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Tradução de Birilo Vargas. 1 ed. Rio de. Janeiro: Record, 2002.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe ”“ estudos sobre a dialética marxista. Tradução de Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

LÖWY, Michael. A jaula de aço. Max Weber e o marxismo weberiano. Tradução: Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Trabalho estranhado e propriedade privada. In: Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

OUTHWAITE, Willian; BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Editoria da edição brasileira: Renata Lessa, Wanderley Guilherme dos Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1996.

TIEDEMANN, Rolf. Introdução da edição alemã. In: BENJAMIN, W. Passagens. Edição alemã de Rolf Tiedemann; Org. da edição brasileira: Wille Bolle. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

VASCONCELLOS, Caio Eduardo Teixeira. A teoria crítica e Max Weber. São Paulo. 254p. [Tese de doutorado] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Tradução de José Marques Mariane de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

_______________. Metodologia das ciências sociais ”“ parte 1. Tradução de Augustin Werner. São Paulo: Cortez Editora. Unicamp, 2001.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

Gomes Maia Pires, M. R. (2018). CRÍTICAS DE MARX, WEBER E LUKÁCS AO CAPITALISMO: ideologia, ética e reificação como meios de racionalização e de justificação. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 48–65. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14657

Edição

Seção

Artigos