SOCRÁTES, A FILOSOFIA E A CIDADE

considerações a partir da “Apologia de Sócrates”, de Platão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14653

Palavras-chave:

Platão. Apologia de Sócrates. Discurso filosófico. Pólis grega.

Resumo

O julgamento de Sócrates, ocorrido em Atenas no ano de 399 a.C., encontra-se entre os fatos mais marcantes da história da Grécia Antiga. Uma das maiores referências a esse acontecimento encontra-se na Apologia de Sócrates, escrita por Platão, que fornece o panorama para pensarmos os problemas de legitimação da filosofia no espaço da pólis, bem como sua relação com as outras vozes da cidade, tradicionais ou não. Nesse contexto, impõe-se à  filosofia a tarefa de construir para si mesma uma forma discursiva apropriada. O objetivo deste texto é apresentar a Apologia de Sócrates como a elaboração de um paradigma discursivo para a filosofia. Para tanto, será necessário desenvolver as distinções conceituais entre essa modalidade de discurso e as demais poética (religião), sofística (educação) e retórica (política).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid Junio Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando na linha de pesquisa de História da Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Estética e Filosofia da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em Filosofia, licenciatura (2012) e bacharelado (2013), pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor de educação básica, lecionando filosofia na rede estadual de ensino (MG). Interessado em Filosofia Antiga, e na recepção da forma dialógica da filosofia de Platão. Interessa-se também por história e crítica de arte, preservação de memórias e literatura.

Referências

ARISTÓFANES. As Nuvens. Tradução de Gilda Maria Reale Starzynski. In: PESSANHA, José A. Motta (Ed.). Sócrates. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 167-222. (Os Pensadores)

CASSIN, Bárbara. O efeito sofístico: sofística, filosofia, retórica, literatura. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Maria Cristina Franco Ferraz e Paulo Pinheiro. São Paulo: 34, 2005.

GUTHRIE, W. K. C. Os sofistas. Tradução de João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1995.

HADOT, Pierre. O que é Filosofia Antiga? Tradução de Dion Davi Macedo. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

PLATÃO. Apologia de Sócrates, Eutífron, Críton. Tradução de André Malta. Porto Alegre: L&PM, 2008.

_________. Diálogos. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 1973. 13 v.

_________. Mênon. Tradução de Maura Iglésias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2001.

ROSSETTI, Livio. O diálogo socrático. Tradução de Janaína Mafra. São Paulo: Paulus, 2015.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução de Ísis Borges B. da Fonseca. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

Moraes, D. J. (2018). SOCRÁTES, A FILOSOFIA E A CIDADE: considerações a partir da “Apologia de Sócrates”, de Platão. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 10–19. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.14653

Edição

Seção

Artigos