PENSAR O BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v4i8.11693

Palavras-chave:

Pensar o Brasil. Universidade de Brasília. Darcy Ribeiro. Anísio Teixeira.

Resumo

A UnB foi fundada em 1962 durante o governo João Goulart, sob a inspiração reformadora de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Superar o arcaísmo tanto no plano cientifico, como no plano politico social eram as premissas da reforma universitária e sustentação teórica do modelo criado para a nova universidade no Planalto Central. Modelo, aliás, mesmo sem alarde, reproduzido pelos militares posteriormente ao modernizar as universidades brasileiras pelos decretos lei de 1966 e 1967 e, finalmente, pela lei de 1968.  Sem citar os mentores expurgados da concepção, na sua estrutura burocrática, as universidades acabaram reformuladas à maneira da UnB: departamentos em vez de cátedras, mobilidade acadêmica para os estudantes por meio de concessão de créditos e implementação de cooperação de pesquisa, na forma dos Institutos. O pensamento científico foi sem dúvida impulsionado pela reforma e pela criação das agências de pesquisa, dentro do novo espírito modernizador, mas o que houve com a segunda premissa que sustentava o projeto científico de modernização? Aquela perspectiva política que chamava as universidades brasileiras a participar de mudanças sociais e estruturais efetivas? 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Rossinetti Rufinoni, Universidade de Brasília

possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e em Artes pela Unicamp (1991), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Atuou como professora convidada na Universidade Cruzeiro do Sul e na Fundação Armando Álvares Penteado. Foi professora substituta da UFG na área de Teoria da Arte. Atualmente é professora da UnB no departamento de Filosofia. Trabalha com questões que envolvem a imbricação entre estética, política e teoria do conhecimento.

Referências

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo :Duas cidades, 1995.

ARANTES, Paulo. “Providências de um crítico literário na periferia do capitalismo”. In Sentido da formação. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

AZEVEDO, Fernando de. “Introdução”. In Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Brasília/Rio de Janeiro: MEC/Fundação Joaquim Nabuco, 2010. Coleção Educadores.

ANDRADE, Mário de. “O Aleijadinho”. In: Aspectos das Artes Plásticas no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.

MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo. A escola francesa de historiografia da filosofia. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As Universidades e o regime militar. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.

RIBEIRO, Darcy. Universidade para que? Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1986.

Downloads

Publicado

06-12-2016

Como Citar

Rossinetti Rufinoni, P. . (2016). PENSAR O BRASIL. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 4(8), 15–24. https://doi.org/10.26512/pl.v4i8.11693

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>