SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA

Autores

  • Marcello Ferreira Universidade de Brasília
  • João Vítor da Silva Rocha Universidade de Brasília
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8078-3065

Palavras-chave:

sequência didática., Aprendizagem significativa, Modelo mental, Ensino de Física, Acústica

Resumo

O presente texto descreve uma proposta de sequência didática desenvolvida para o ensino de acústica para alunos do Ensino Médio. Fundamentada nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel e de modelos mentais de Johnson-Laird, pretende construir a ideia de som como um fenômeno ondulatório e estabelecer relações com a vida cotidiana. Dessa forma, detalha um planejamento de aulas, seus objetivos e estratégias para garantir a aprendizagem significativa e um modelo mental alinhado ao conhecimento científico. Ao final, propõe-se uma atividade avaliativa com foco na investigação, baseada na perspectiva da avaliação formativa (LUCKESI, 1995).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

imagem2.jpg INSTITUTO DE FÍSICA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

  • Formação: Dr. em Física, Mestre em Física, Mestre em Filosofia, Bacharel em Física, Matemática, Ciências da Computação e Filosofia.
  • Interesses: História da Física, Filosofia da Física, Ensino de física, Fundamentos de Mecânica Quântica.
  • Atuação Profissional: Professor Associado do Instituto de Física da Universidade de Brasília - UnB
  • Membro efetivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), Pólo 01
  • Coordenador de Licenciatura em Física - Instituto de Física, Universidade de Brasília - Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Downloads

Publicado

2019-03-16

Como Citar

Ferreira, M., Rocha, J. V. da S., & Silva Filho, O. L. da. (2019). SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 5(1), 27–38. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/23075

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>