v. 3 n. 2 (2017): XI SEMANA DA FÍSICA

Capa da revista

Nesta Edição da Physicae Organum estamos publicando, além dos artigos normais e convidados, os trabalhos que foram apresentados na Semana da Física de 2016. São diversos trabalhos abordando assuntos variados. A Physicae Organum se orgulha de poder publicar, em conjunto com o PET-Física da Universidade de Brasília, tais trabalhos. Esperamos que este seja o início de uma longa tradição.

Estão todos convidados, portanto, a buscar em nosso sumário aqueles artigos que possam ser de interesse. Que tais artigos possam sucitar debates de futuros desenvolvimentos do conhecimento.

 

Atenciosamente, Olavo L.S.F.

Editor Gerente

Semana da Física - Apresentação

A Semana da Física é um evento anual, que teve início em 2005, assim tendo sua décima primeira edição em 2016. Ela se enquadra na Semana Universitária da Universidade de Brasília, a qual ocorre anualmente no segundo semestre. Em sua edição anterior, a Semana Universitária contou com duzentas e noventa e uma atividades organizadas por vários cursos da Universidade.

As Semanas da Física são realizadas por iniciativa do grupo do Programa de Educação Tutorial do curso de Física (PET-Física) da Universidade de Brasília (UnB), Direção do IF - através da Comissão Organizadora e Comitê Científico-, Pós-Graduação em Física do IF, Pós-Graduação em Ensino de Física-MNPEF-IF e Centro Internacional da Física da Matéria Condensada (CIFMC). Em edições anteriores, já contou com a participação do grupo de Ensino de Física, do Museu de Ciência e Tecnologia de Brasília e do grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Física.

O evento envolve os três pilares do Ensino Superior, os quais são englobados em sua programação: Ensino, Pesquisa e Extensão. As atividades são voltadas para um ou mais pilares, assim promove difusão de aprendizados e complementação do conhecimento. Elas se encaixam em diversas sortes de moldes: palestras, mini-cursos, oficinas de experimentos, mesas redondas, apresentações de pôsteres e comunicações orais, entre outras programações. Nas atividades em edições passadas, houve a presença de pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente.

Ainda, a Semana da Física facilita o contato de estudantes da graduação e da pós-graduação com as suas áreas de interesse e com profissionais atuantes. O evento garante um grande número de pessoas contempladas por sua programação, pois tanto os docentes quanto os discentes da Universidade são consultados para a sua elaboração.

A Comissão Organizadora se preocupa, historicamente, em tornar acessível o conhecimento disponibilizado em sua programação. Portanto o evento abriu espaço para que pessoas das mais diversas formações possam discutir física e assuntos relacionados direta ou indiretamente com ela, não somente na grande área de Exatas, mas em outras grandes áreas também. Por exemplo, em sua X edição, a palestrante Katemari Rosa, expondo sobre a dificuldade do acesso de mulheres negras nos altos pilares acadêmicos. Na edição anterior a essa, estudantes de ensino médio de instituições públicas do Distrito Federal trouxeram seus trabalhos apresentados nas Feiras de Ciências de suas escolas. Esse tipo de inserção estimula o sentimento de pertencimento ausente em grande parte dos discentes e os atrai ao meio acadêmico.

No ano de 2014, a Semana da Física contemplou nas suas atividades a 1ª edição da Homenagem para os professores do IFD. Sete docentes foram homenageados. A escolha foi realizada por meio de votação dos estudantes de cursos de exatas da Universidade. A atividade foi proposta para incentivar uma melhor interação entre os corpos discente e docente e para o estimulo de continua busca por qualidade e reconhecimento nos três pilares do Ensino Superior.

Historicamente, a maioria dos palestrantes do projeto são professores da UnB, mas sempre há convidados externos, cuja quantidade tem crescido a cada edição, a depender do financiamento concedido ao projeto. Também conta com a presença de discentes de pós-graduação do Instituto de Física da UnB. O evento já contou com a presença de ganhadores de prêmios científicos, como as palestrantes Thaísa Storchi Bergmann e Márcia Cristina Bernardes Barbosa.

O reconhecimento da Semana da Física e de sua tradição evidencia o sucesso que o evento tem de praxe. Assim, os vinculados ao Instituto de Física aguardam o evento todo ano com grande expectativa.


Publicado: 2017-09-03