Mediando a aprendizagem de circuitos elétricos em Física: proposta de sequência didática utilizando o modelo flipped classroom

Autores

  • Marco Paulo Maia Soares
  • Marcello Ferreira Instituto de Física, Universidade de Brasília (UnB)
  • Alexandre Betinardi Strapasson
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho

Resumo

A mediação da aprendizagem de circuitos elétricos no âmbito do ensino de Física é desafiadora, pois requer elevada capacidade de abstração dos alunos e habilidade de inovação didática do professor. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática reflexiva para o ensino de circuitos elétricos, voltada a alunos do ensino médio, adequada aos parâmetros curriculares nacionais vigentes no Brasil. Para isso, foi utilizado o modelo de flipped classroom (sala de aula invertida) à luz da teoria de desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky, tanto na perspectiva social dos alunos em sala de aula, quanto em suas atividades fora do ambiente escolar. Foram utilizadas diferentes estratégias metodológicas de ensino, a fim de fomentar situações em que o aluno seja protagonista da aprendizagem, explorando de forma consciente e consistente o seu potencial. Como resultado, espera-se que o aluno, ao final da sequência didática, tenha capacidade de reconhecer e relacionar os conceitos estudados com situações práticas de seu cotidiano. Além disso, espera-se que tenha adquirido autonomia no processo de aprendizagem e desenvolvido habilidades sociais e cognitivas, além de ter conseguido criar modelos gráficos e mentais sobre o funcionamento e aplicação de circuitos elétricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Instituto de Física, Universidade de Brasília (UnB)

Núcleo de Pesquisa em Ensino de Física

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Instituto de Física

 

Referências

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

BRASIL. Lei nž 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 28 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2019.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Brasil: Paz e Terra, 2005. 45l. ed. 213p.

FREIRE, P. A Pedagogia da Autonomia. Brasil: Paz e Terra, 2011. 43l. ed.

JOHNSON-LAIRD, P. N. Mental Models: Towards a Cognitive Science of Language, Inference, and Consciousness. Cambridge MA, Estados Unidos: Harvard University Press, 1995. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACÊDO, J. A.; DICKMAN, A. G.; ANDRADE, I. S. F. Simulações Computacionais como Ferramentas para o Ensino de Básicos de Eletricidade. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. Especial 1: p. 562-613, set. 2012. DOI: 10.5007/2175-7941.2012v29 nesp1p562

MONTOYA, A. O. D.; MORAIS-SHMIZU, A.; MARÇAL, V. E. R.; MOURA, J. F. B. (Org.). Jean Piaget no Século XXI: Escritos de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP: Editoras Cultura Acadêmica e Oficina Universitária, 2011.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. 2l. ed.

OLIVEIRA, T. E.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Sala de aula invertida (flipped classroom): Inovando as aulas de física. Física na Escola, v. 14, n. 2, 2016.

PREUSSLER, R. Análise dos Processos de Assimilação, Acomodação e Equilibração na Aprendizagem da Matemática: Uma Experiência Envolvendo a Geometria. Anais da IV Jornada Nacional de Educação Matemática. Rio Grande do Sul, RS: Universidade de Passo Fundo (UPF), 6-9 de maio de 2012. 15p.

RICARDO, E. C; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física no ensino médio: um estudo exploratório. Rev. Brasileira de Ensino de Física, Brasília, v.29, n. 2, p. 251-266, 2007.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4l ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKY, L. S; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11l ed. São Paulo: Ãcone, 2010.

Downloads

Publicado

2019-10-05

Como Citar

do Nascimento, M. P. ., Marcello, Betinardi, A. ., & Leopoldino, O. . (2019). Mediando a aprendizagem de circuitos elétricos em Física: proposta de sequência didática utilizando o modelo flipped classroom. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 5(2), 1–13. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/25784