Jogos didáticos no ensino da eletrodinâmica

Autores

  • Mariele Andressa Auler Maciel Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia
  • Fábio Lombardo Evangelista Instituto Federal Catarinense https://orcid.org/0000-0003-1086-5529
  • Luciano Lewandoski Alvarenga Instituto Federal Catarinense, Campus Concórdia

Resumo

As atividades realizadas constituíram-se de duas etapas: a aplicação de 10 horas/aulas do conteúdo de Corrente Elétrica e mais 4 horas/aulas para a aplicação da oficina dos Jogos Didáticos. Para realizá-las optou-se pela 3º série matutina da Escola de Educação Básica Irmã Anunciata Sperandio, localizada na município de Peritiba ”“ SC. No decorrer das atividades, buscou-se, sempre que possível, associar os conteúdos de Eletrodinâmica com o cotidiano dos alunos. O uso dos Jogos Didáticos auxiliou no despertar do interesse dos alunos pelos conceitos  estudados, facilitando a contextualização do conteúdo e melhorando a relação aluno-professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica. Edicoes Loyola, 1998.

DRISCOLL, M. P.. Psychology of learning for instruction. 2005.

GOMES, R. R. et al. Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. Erebio, v. 1, p. 389-92, 2001.

KAFAI, Y. B. Playing and making games for learning: Instructionist and constructionist perspectives for game studies. Games and culture, v. 1, n. 1, p. 36-40, 2006.

LOPES, M. da G.Jogos na educação, criar, fazer jogar. Ed. 2001.

MACEDO, L. de; PETTY, A. L.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações problema (Learning with Games and Problem-Solving Situations). Porto Alegre: Artmed. 2000.

MACHADINHO http://www.machadinho.com.br/novo/usina.php?cod=83> Acesso em 04/10/2017

MIRANDA, S. de. Do fascínio do jogo à alegria do aprender nas séries iniciais. São Paulo: Papiries, 2001.

MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem. UFRJ. Rio de Janeiro, p. 04, 2003.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Editora pedagógica e universitária, 1999.

MOREIRA, M. A. Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: comportamentalismo, construtivismo e humanismo. Porto Alegre: UFRGS, 2009b, 2009.

OLIVEIRA, M.K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio - histórico. São Paulo: Scipione, 1999. _. Pensar a educação contribuições de Vygotsky. CASTORINA, José Antônio et al. Piaget-Vygotsky: Novas Contribuições para o Debate,

v. 6, 1995.

OLIVEIRA, V. B. de. (Ed.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. 2000.

PAPERT, Seymour. Constructionism: A new opportunity for elementary science education. Massachusetts Institute of Technology, Media Laboratory, Epistemology and Learning Group, 1986.

PERITIBA <http://www.peritiba.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/6866/cod-Noticia/ 446966> Acesso em 04/10/2017

RIBEIRO, F. D. Jogos e modelagem na educação matemática. Editora Ibpex, 2008.

RIZZO, G. O método natural de alfabetização. Alfabetização Natural. Rio de Janeiro: Francisco Alvez, p. 33-129, 1988.

ROBERTSON, J.; HOWELLS, C. Computer game design: Opportunities for successful learning. Computers & Education, v. 50, n. 2, p. 559-578, 2008.

SMEETS, Ed. Does ICT contribute to powerful learning environments in primary education? Computers & Education, v. 44, n. 3, p. 343-355, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. brasileira. São Paulo, Martins, 1988.

Downloads

Publicado

2019-10-05

Como Citar

Auler, M. A., Lombardo, F., & Lewandoski, L. . . (2019). Jogos didáticos no ensino da eletrodinâmica. Physicae Organum - Revista Dos Estudantes De Física Da UnB, 5(2), 89–104. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/physicae/article/view/24211