Foco e Escopo

Physicae Organum - Revista dos Estudantes de Física da UnB é uma revista criada por alunos e professores com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos em Física, resenhas de livros, traduções, e outras possíveis produções relativas à Física.

Physicae Organum pretende ser uma publicação semestral, disponibilizada em meio virtual.

O objetivo principal é o de tornar esse espaço uma possibilidade de vivência, por parte do corpo discente, acerca do funcionamento de produção científica dentro do âmbito acadêmico. Sendo assim, as produções encaminhadas à Revista serão apreciadas segundo critérios de  qualidade, independentemente da titulação do autor ou de sua área de estudo na Física, ou mesmo na academia.

A revista preza, sobretudo, pelo diálogo que se deve estabelecer entre aquele que expõe seu artigo  e o avaliador. Sendo assim, nos propomos a tornar o processo de submissão de artigos um canal também de conhecimento, no sentido de fazer com que haja uma avaliação construtiva dos textos apresentados.

O conteúdo da revista é disponibilizado livre e gratuitamente, tendo em vista que o livre acesso permite e estimula uma maior democratização e divulgação do conhecimento.

 

Políticas de Seção

Artigos Convidados

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções Comentadas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Semana da Física

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Anais do Instituto de Física da Universidade de Brasília

Publicação de estatísticas relevantes para o estabelecimento de políticas internas ao Instituto de Física.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

Os trabalhos submetidos à Revista Physicae Organum passam por duas etapas distintas de avaliação: a análise prévia e a análise do parecerista.

A primeira avaliação, ou análise prévia, é realizada pela Comissão Editorial, com o objetivo de identificar a adequação do trabalho aos padrões da revista. Nessa etapa as submissões poderão ser rejeitadas ou encaminhadas para a próxima etapa de avaliação.

A segunda avaliação será realizada por pareceristas, acadêmicos, a convite do Conselho Editorial ou da Comissão Executiva, cuja área de atuação corresponderá ao tema proposto pelo autor.

Após essa segunda avaliação, a submissão será encaminhada novamente ao seu autor com as sugestões do parecerista, dando àquele a possibilidade de reescrever o seu texto e voltar a submetê-lo a análise. A Revista Physicae Organum reserva para si o direito de publicar os textos que atenderem aos critérios dos pareceristas ou que sejam de interesse de seu Corpo Editorial.

A revista preza, sobretudo, pelo diálogo que se deve estabelecer entre aquele que expõe suas ideias e o avaliador. Sendo assim, nos propomos a tornar o processo de submissão de artigos um canal aberto à troca de conhecimento e respeito pelas opiniões divergentes do Conselho Editorial, no sentido de fazer com que haja uma avaliação construtiva dos textos submetidos.

Para tanto, os pareceres não terão apenas o caráter de rejeição ou aprovação das submissões, mas serão propostos com fim à consecução de um diálogo construtivo que compreenderá análises quanto ao tema proposto.

Dessa forma, a Revista pretende cumprir seu o objetivo principal: tornar-se um lócus de discussão entre o corpo discente e docente da Universidade de Brasília e de outras Instituições de Ensino, nacionais e internacionais.

A Revista Physicae Organum não veiculará conteúdos racistas, sexistas, homofóbicos, de cunho preconceituoso ou que firam a integridade das pessoas. Os trabalhos publicados não expressam necessariamente as opiniões do Corpo Editorial da revista. Os autores, considerados individualmente, são responsáveis por suas opiniões e posições.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...