REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Natália Pascon Cognetti Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Débora Barbosa de Deus Universidade Estadual de Maringá
  • Taiane do Nascimento Andrade Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: Família. Escola. Desenvolvimento Infantil. Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

O presente artigo é fruto das reflexões realizadas na disciplina Psicologia Histórico-Cultural, Educação e Subjetividade, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Como resultado das discussões sobre os diversos elementos envolvidos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil, buscou-se investigar, através de revisão bibliográfica, a relação entre família e escola à luz do aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural, a fim de compreender sua importância no processo referido e sua construção histórica, cultural e social. Foi possível compreender que tanto os embates históricos das organizações familiares e da educação estão relacionados ao modo de produção e economia vigente, como também a história da educação constituiu-se de maneira a atender as necessidades econômicas e políticas de cada época. Doravante, a escola e a família devem estar conscientes de seus papeis na introdução da criança à cultura e, portanto, na transição de sua condição ‘homizada’ para ‘humanizada’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Pascon Cognetti, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Psicopedagogia e Personal Professional Coaching. Pós-graduanda do programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Unifafibe - Bebedouro, SP.

Débora Barbosa de Deus, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especiallização em Análise do Comportamento. Pós-graduanda do programa de Mestrado em Psicologia da UEM. Psicóloga na Clínica Psicologia IMPAC – Maringá, PR. 

Taiane do Nascimento Andrade, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participante em projetos vinculados ao Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural (LAPSIHC), e pós-graduanda do programa de Mestrado em Psicologia da UEM. Psicóloga em Comunidade Terapêutica para Dependentes Químicos – Douradina, MS.

Publicado
2016-11-06
Como Citar
Cognetti, N., Deus, D., & Andrade, T. (2016). REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Perspectivas Do Desenvolvimento, 4(5). Recuperado de http://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/18848
Seção
Artigos