Desenvolvimento, subdesenvolvimento, mau-desenvolvimento e pós-desenvolvimento: um olhar transdisciplinar sobre o debate e suas implicações.

Autores

  • Koldo Unceta Satrústegui

Resumo

Neste artigo são analisados alguns dos problemas teóricos e metodológicos associados ao debate sobre a noção de desenvolvimento, a luz da experiência das últimas décadas, assim como das influências que tem sobre sua conceitualização. Partindo das origens e dos fundamentos da noção de progresso no pensamento clássico, este ensaio descreve o paulatino reducionismo que o conceito de desenvolvimento vem sofrendo, assim como as insuficiências de outras categorias de analises ”“ como o subdesenvolvimento ”“ para explicar os problemas que afetam, na atualidade, o bem estar das sociedades humanas. Debate-se as limitações que representam tanto as atuais correntes dominantes como os chamados enfoques pós-desenvolvimentistas, apresentando alguns dos principais problemas metodológicos aos que visam propor noções alternativas de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-11

Como Citar

Satrústegui, K. U. (2013). Desenvolvimento, subdesenvolvimento, mau-desenvolvimento e pós-desenvolvimento: um olhar transdisciplinar sobre o debate e suas implicações. Revista Perspectivas Do Desenvolvimento, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/article/view/14373

Edição

Seção

Artigos