O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Revista Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional aceita para publicação artigos, resenhas, entrevistas, memórias (palestras, depoimentos, documentos e fontes) e ensaios fotográficos na área de Desenvolvimento, Sociedade e Cultura e Cooperação Internacional realizados por pós-graduados, pós-graduandos
e convidados.

Todos os textos deverão ser inéditos em publicações brasileiras.

Os conceitos emitidos em trabalhos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente abre mão de seus direitos autorais.

A Revista Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional só aceitará os textos que seguirem plenamente as exigências abaixo. A Comissão e o Conselho Editorial, por meio de seus pareceristas (fixos e ad hoc), se reservam ao direito de recusar os trabalhos que não atendam às normas estabelecidas, bem como os trabalhos que sejam considerados inadequados à proposta da Revista.

Os trabalhos devem ser submetidos pelo portal da revista após realização do cadastro. Com a marcação da opção “autor”. Uma cópia deverá ser enviada para o email perspectivasdodesenvolvimento@gmail.com 

A Revista Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional só aceitará a submissão de 01 (um) trabalho por autor em cada chamada realizada.

O trabalho submetido pelo portal não deve conter identificação.

A submissão pelo portal deve seguir os seguintes passos:
1) Início: escolher a seção, aceitar as Condições para Submissão, a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o Editor (opcional);

2) Transferência do Arquivo: anexar o manuscrito no site e clicar em Transferir;

3) Inclusão de Metadados: informações sobre os Autores, Inclusão de Autor (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver) e Referências;

4) Confirmação: Observar os procedimentos anteriores e clicar em Concluir.

A cópia encaminhada para o e-mail da revista deverá constar em página separada: nome do autor, endereço postal, endereço eletrônico e telefones (fixo e/ou celular), para possível contato durante a fase de editoração.

As resenhas deverão conter entre 6.000 e 12.000 caracteres (incluindo notas e bibliografia). Serão aceitas resenhas de livros publicados há, no máximo, dois (02) anos na língua de origem do autor da publicação ou cinco (05) anos em outro idioma. Serão aceitas também resenhas de filmes, exposições, seminários, relatórios e dossiês.

As resenhas devem seguir as indicações de digitação e normatização estabelecidas para os artigos. 

As traduções devem ser inéditas no país e devem ser acompanhadas da autorização do autor, reconhecendo a Revista Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional como publicação autorizada no país. Autorização pode ser feita via email, carta assinada ou documento digitalizado. 

Documentos transcritos ou traduzidos, palestras e outros trabalhos deverão seguir a formatação dos artigos.

Os ensaios fotográficos devem seguir as normas para publicação, sendo obrigatória a presença de um ensaio temático junto a fotografia. 

Os autores que publicarem na Revista Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional estão de acordo Declaração de Direito Autoral. 

O/a autor/a deve indicar a seção temática à qual a contribuição se destina. Contudo, com base no conteúdo e na extensão do artigo, a Redação e o/as Avaliadores/as podem decidir em qual seção o artigo será inserido.

O/a autor/a deverá respeitar as seguintes Normas para o envio de artigos.

 Os editores podem solicitar justificativas quando o total de autores exceder a oito. Não será permitida a inclusão de um novo autor após o recebimento da primeira revisão feita pelos pareceristas

1. FORMATO
Artigo
- O artigo deve possuir entre 30.000 e 50.000 caracteres (incluindo notas e bibliografia);


- As notas de rodapé devem ser concisas, isto é, referências a outros textos não serão aceitas como notas de rodapé, somente notas de rodapé serão toleradas;

- Lista de referências no final do artigo, incluindo uma lista de bibliografia e outras fontes e uma lista separada de jurisprudência (se houver); 

- Incluir biografia resumida do autor (até 50 palavras); 

- Incluir resumo sucinto do artigo (até 150 palavras);

- Incluir 3-5 palavras-chave para a devida classificação bibliográfica;

- Incluir data em que o artigo foi escrito;

- Para o corpo do texto, use "Times New Roman", tamanho 12 e 1,5cm de espaço entre as linhas;

- Para as referências ao longo do texto no formato (AUTOR, ano, p.), use "Times New Roman", tamanho 10 e sem espaço entre as linhas;

- Para as notas de rodapé, use "Times New Roman", tamanho 9 e sem espaço entre as linhas;

- Numerar todas as páginas.

Resenha
- A resenha deve possuir entre 6.000 e 12.000 caracteres (incluindo notas e bibliografia). Resenhas de publicações com mais de dois anos de lançamento no idioma original não serão aceitas. 

Importante! Todos os manuscritos devem seguir as orientações para os autores, a fim de serem considerados para publicação.

Ensaio Fotográfico
- O ensaio fotográfico é composto de imagem e texto;

- A imagem deve ser disponibilizada em alta resolução (300 dpi, formato 18 x 24cm);

- O texto deve possuir até 10 mil caracteres, incluindo bibliografia e notas;

- Incluir biografia resumida do autor (até 50 palavras);

- Incluir 3-5 palavras-chave para a devida classificação bibliográfica;

- Incluir data em que o ensaio foi escrito;

- Para o corpo do texto, use "Times New Roman", tamanho 12 e 1,5cm de espaço entre as linhas; 

- Para as referências ao longo do texto no formato (AUTOR, ano, p.), use "Times New Roman", tamanho 10 e sem espaço entre as linhas;

- Para as notas de rodapé, use "Times New Roman", tamanho 9 e sem espaço entre as linhas; 

- Numerar todas as páginas;

- As citações e referências devem observar a NBR 10520.

2. CITAÇÕES AO LONGO DO TEXTO
As citações ao longo do texto devem observar o sistema autor-data. Ex: (AUTOR, ano, p.).

As notas de rodapé devem ser observações do autor em relação ao texto ou outras explicações que forem necessárias. Desta forma, referências bibliográficas não serão
aceitas como notas de rodapé.

Estas referências a outros textos (livros, artigos, jornais, etc.) deverão ser feitas ao longo do texto, indicando tão-somente o nome do autor ou da organização responsável pelo texto, o ano e, se necessário, a página, no formato mostrado abaixo.

As referências completas ao texto deverão ser reservadas para a bibliografia a ser colocado ao final do artigo.

3. LISTA DE REFERÊNCIAS NO FINAL DO ARTIGO
As referências estão divididas em duas listas diferentes: "Bibliografia e outras fontes", usada para livros, jornais, websites e outros documentos, e "Jurisprudência", utilizada para os casos em tribunais nacionais e internacionais ou órgãos.

No final do artigo, incluir uma lista de bibliografia completa e outras fontes utilizadas, de acordo com as regras a seguir. A lista de referências é apresentada em ordem alfabética; no caso de vários documentos do mesmo autor ou organização, é exibida desde as mais antigas às recentes.

3.1 LIVROS
Formato:
ÚLTIMO NOME DO AUTOR, Primeiro Nome. Ano. Título. Edição. Cidade: Editora.
Exemplo:
BUTLER, J. 2003. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 1ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

3.2 ARTIGOS PUBLICADOS EM LIVROS
Formato:
ÚLTIMO NOME DO AUTOR, Primeiro Nome. Ano. Título do artigo. In: ÚLTIMO NOME DO ORGANIZADOR, Primeiro Nome (Org.). Título do livro. Edição. Cidade: Editora, páginas.
Exemplo:
DALARI BUCCI, M. P. 2001. Buscando um conceito de políticas públicas para a concretização dos direitos humanos. In: BUCCI et al (Org.). Direitos humanos e políticas públicas. 1ª edição. São Paulo: Pólis, p. 07-10.

3.3 ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
Formato:
ÚLTIMO NOME DO AUTOR, Primeiro Nome. Ano. Título do artigo. Periódico, Cidade, volume, número, páginas, mês.
Exemplo:
JERBI, S. 2009. Business and Human Rights at the UN: What Might Happen Next?. Human Rights Quarterly, Cincinnati, v. 31, n. 2, p. 299-320, Jun.

3.4. DOCUMENTOS DAS NAÇÕES UNIDAS
Formato:
NAÇÕES UNIDAS. Ano. Mandato ou Órgão Específico. Título do Documento, Doc. ONU [Símbolo do documento da ONU], data do documento (se cabível), página ou parágrafo.
Exemplo 1:
NAÇÕES UNIDAS. 2009. Comissão sobre População e Desenvolvimento. Flow of financial resources in the implementation of the Programme of Action of the International Conference on Population and Development: Report of the Secretary-General, Doc. ONU E/CN.9/2009/5, 42ª Sessão.
Exemplo 2:
NAÇÕES UNIDAS. 2006. Relator Especial sobre o Direito à Saúde. Report of the UM Special Rapporteur on the right of everyone to the enjoyment of the highest attainable standard of physical and mental health to the UNGA, Doc. ONU A/61/338, 61ª Sessão.
Exemplo 3:
NAÇÕES UNIDAS. 1982. Relator Especial da Sub-Comissão. Study for the implications for human rights of recent developments concerning situations known as states of siege or emergency, Doc. ONU E/CN.4/Sub.2/1982/15, 15 de Maio, para. 192.

3.5 DOCUMENTOS DE OUTRAS ORGANIZAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS
Formato:
ORGANIZAÇÃO. Ano. Nome do documento, Símbolo do doc., data do documento, página ou parágrafo (se cabível).
Exemplo:
COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. 2002. Report on Terrorism and Human Rights, OAS Doc. OEA/Ser.L/V/ll.116, Doc. 5 rev. 1 corr., 22 Out., para. 51

3.6 DOCUMENTOS RETIRADOS DA INTERNET
Siga as regras específicas relativas ao tipo de documento (livros, artigos publicados em revistas ou em livros, etc.) e adicione no final da referência:
Formato:
Disponível em: <link>. Último acesso em: (data)
Exemplo:
FREEMAN, C.; HEYDENREICH, C.; LILLYWHITE, S. 2000. Guide to the OECD Guidelines for Multinational Enterprises'Complaint Procedure: lessons from past NGO complaints. OECD Watch. Disponível em: http://www.businesshumanrights.org/Links/Repository/533485. Último acesso em: 15 Out. 2008.

3.7 DOCUMENTOS OFICIAIS GOVERNAMENTAIS
Formato:
PAÍS ou ORGANIZAÇÃO. Número/Título, Data.
Exemplo:
NAÇÕES UNIDAS. Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, 16 de dezembro de 1966.

BRASIL. Lei n. 7716, de 5 de janeiro de 1989. Disponível em:
<http://www.in.gov.br/mp_leis/leis_texto.asp?id=LEI%209887>. Último acesso em: 22 dez. 1999.

3.8 JORNAL
Formato:
ÚLTIMO NOME DO AUTOR, Primeiro Nome. Ano. Título do artigo. Jornal. Cidade, data, página/caderno do jornal.
Exemplo:
DANTAS, F. 2001. Crescimento interno é maior desafio para o BC. O Estado de São Paulo. São Paulo, 12 fev., p. A12. Disponível em: <http://www.estado.com.br>. Último acesso em: 12 fev. 2001.

4. JURISPRUDÊNCIA
A lista de jurisprudência é apresentada separadamente após a lista de "bibliografia e outras fontes" no final do artigo. Esta lista é exibida em ordem alfabética e no caso de várias decisões pelo mesmo organismo, exibida do mais velho ao mais novo.

O formato geral é o seguinte:
JURISDIÇÃO (PAÍS/CORTE). Ano da decisão. Data, Autor v. Réu, Tipo de Decisão, Número, parágrafo (se cabível).

Se existe um formato específico para se referir a determinado documento, por favor, adote esse formato. O formato específico adotado pelos organismos de direitos humanos mais comuns é:

4.1 DECISÕES DOS COMITÊS DE TRATADOS DA ONU:
COMITÊ DE DIREITOS HUMANOS. 2007. Decisão de 30 de Março, X v. Colômbia, Comunicação N° 1361/2005, para. (se cabível).

4.2 CORTE EUROPÉIA DE DIREITOS HUMANOS: CORTE EUROPÉIA DE DIREITOS HUMANOS. 1993. Sentença de 22 de Abril, Modinos v. Cyprus, Petição N° 15070/89, para. (se cabível).

4.3 CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS: CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. 2004. Sentença de 8 de Julho, Gómez Paquiyauri v. Peru, para. (se cabível).

4.4 COMISSÃO INTERAMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS:
COMISSÃO INTERAMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS. 2000. Relatório N° 42/00 de 13 de Abril, Caso N° 11.103, Pedro Peredo Valderrama (México), para. (se cabível). 

4.5 COMISSÃO AFRICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS E DOS POVOS: COMISSÃO AFRICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS E DOS POVOS. 2000. Malawi African Association et al. v. Mauritania, Comunicações 54/91 et al.; 27ª Sessão Ordinária, Maio.

4.6 TRIBUNAIS PENAIS INTERNACIONAIS:TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL PARA A EX-IUGOSLÁVIA. 2001. Sentença de 2 de Agosto, Caso de Prosecutor v. Radislav Krstic "Srebrenica", N° IT-98-33, para. (se cabível).

4.7 CORTE NACIONAL
ÍNDIA. 1980. Suprema Corte. Municipal Council Ratlam v. Vardhichand et al., AIR 1980 SC 1622.

5. MISCELÂNEA
- Para frases em Latim -inter alia, jus cogens, etc - usar itálico;

- Para se referir a artigos de um instrumento internacional ou legislação, não use a abreviatura "art.", mas a palavra "Artigo";

- Para documentos em Inglês, use o Inglês britânico;

- Para documentos em Português, use o Português brasileiro;

- Para documentos em Espanhol, use o Espanhol moderno da Espanha;

- Use as siglas oficiais de sistemas de organizações intergovernamentais;

- Use "E" (maiúsculo) para Estado ou Estado-Membro (país).
Numero de artigos pretendidos por numero: 8 Norma seguida: ABNT – NBR 10520

Seções:
A Revista é composta das seguintes seções: Editorial, Ensaios, Artigos, Resenhas, Entrevista, Memórias e Ensaio fotográfico.

Critérios adotados para a seleção/avaliação de manuscritos submetidos: 

O manuscrito deve ser original e inédito, adequar-se ao foco e escopo da revista bem como ser apresentado em formato e linguagem acadêmica (apresentar introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas, coerência e clareza de raciocínio).

Além disso, a avaliação analisará se o título e resumo são adequados, se os objetivos do texto são claros e pertinentes à temática da revista, se os argumentos, conclusões e bibliografia utilizadas são pertinentes.

Resenhas de publicações com mais de dois anos de lançamento no no Brasil não serão aceitas.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista não se responsabiliza pela ação de terceiros quanto ao uso indevido do conteúdo da publicação.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.