Oficina de Expressão no Projeto Rondon em Marianópolis do Tocantins: Um Relato de Experiência

Autores

  • MORGANA FRANCIELE RIOS XAVIER
  • ALINE MENEGHETTI
  • CAROLINE VETORI DE SOUZA
  • CLÁUCIA PICCOLI FAGANELLO
  • DIEGO ALMEIDA DOS SANTOS
  • FELIPE DE OLIVEIRA GONÇALVES
  • LOUISE PIVA PENTEADO
  • RAQUEL FRAGA E SILVA RAIMONDO
  • ARAGON ÉRICO DASSO JÚNIOR

Palavras-chave:

Expressão; Comunicação; Educação; Projeto Rondon

Resumo

Expressão é a exteriorização dos pensamentos e dos sentimentos por meio da comunicação. A comunicação é o processo de interação no qual compartilhamos mensagens, através de gestos ou palavras, podendo influenciar o comportamento de outros, que reagem a partir de suas crenças, histórias de vida e cultura. Neste sentido, a Oficina de Expressão, uma ação realizada pela equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na cidade de Marianópolis do Tocantins, na Operação Tocantins, durante o Projeto Rondon, no período de janeiro e fevereiro de 2017, objetivou propiciar, dentro de uma perspectiva de educação emancipatória e através de uma abordagem sensível e lúdica, um espaço para exercer a liberdade de expressão por meio de práticas de comunicação, ao passo que propunha questionamentos sobre os limites das ações, onde o espaço e os direitos de outrem sejam respeitados. A oficina teve duração de uma hora e 30 minutos e contou com 20 estudantes, jovens e adolescentes. O presente artigo é um relato de experiência da Oficina de Expressão, a partir dos olhares de rondonistas da UFRGS, expondo o porquê e a forma como ela foi planejada, a sua execução e os seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire?. 2006

CASTILHO MOREIRA, Jaqueline C.; SCHWARTZ, Gisele Maria. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Educar em Revista, n. 33, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Educação em saúde a partir de círculos de cultura. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 3, n. 63, p.397-403, maio/jun. 2010.

MELHORAMENTOS (Ed.) MICHAELIS: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. 2017. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=expressão. Acesso em: 18 jul. 2017.

SILVA, Lúcia Marta Giunta da et al. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Revista latino-americana de enfermagem, 2000.

SILVA, Ana Marcia. Entre o corpo e as práticas corporais. Arquivos em Movimento, v. 10, n. 1, p. 5-20, 2014.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

XAVIER, MORGANA FRANCIELE RIOS; MENEGHETTI, ALINE; SOUZA, CAROLINE VETORI DE; FAGANELLO, CLÁUCIA PICCOLI; SANTOS, DIEGO ALMEIDA DOS; GONÇALVES, FELIPE DE OLIVEIRA; PENTEADO, LOUISE PIVA; RAIMONDO, RAQUEL FRAGA E SILVA; JÚNIOR, ARAGON ÉRICO DASSO. Oficina de Expressão no Projeto Rondon em Marianópolis do Tocantins: Um Relato de Experiência. Participação, [S. l.], v. 1, n. 32, p. 79–86, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24093. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.