O desenvolvimento sustentável e a construção de cisternas no Semiárido

Autores

  • ANTONIO CARLOS ESTENDER
  • NILZA APARECIDA DOS SANTOS SIQUEIRA

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, cisterna

Resumo

O estudo tem como foco a discussão na construção de uma cisterna por meio da construção de consórcio social. A abordagem do conceito de a descrição da técnica de construção que foi utilizada, o cálculo da quantidade de água a ser coletada, e o coeficiente de Runoff, visando à montagem de cisternas na região do semiárido, embora a construção de cisternas não seja novidade, o consórcio social na região o é, pois ele deve envolver a cooperação de toda a comunidade o que gera ganhos e desenvolvimento para todos os atores sociais que participam do processo, um dos principais entraves para a realização de consórcios é a falta de participação social da comunidade. O Estado deve ser o indutor de novas tecnologias e enfatizar ações educativas O objetivo da presente pesquisa foi apresentar a construção de cisternas como elemento de desenvolvimento sustentável por meio do caso de Exu/PE. Com a evolução da sociedade e seus movimentos. Deve-se buscar consolidar as políticas sociais descentralizadas, focalizadas na participação de atores governamentais e não governamentais. Buscou-se implementar o desenvolvimento local mais justo para todos, envolvendo a Administração Pública e a sociedade civil para a melhoria de vida na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil Governo Federal. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/legislações/ .Acessado em: 23. Outubro. 2011.
CAVALCANTI, K. B. Estado e política de turismo: o caso da Via Costeira de Natal. Dissertação de Mestrado, UFRN, 1993.
GNADLINGER, J. A Busca da Água no Sertão, Ed. Fonte Viva, Paulo Afonso ”“ BA, 1996.
GNADLINGER, J. Colheita de água de chuva em áreas rurais. Juazeiro, BA: IRPAA, 2000.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
KEINERT, T. M.M. O que é Administração Pública no Brasil? Anais ANPAD, 2000.
LASTRES, H. (et al) (2002). Interagir para competir: promoção de arranjos produtivos e inovativos no Brasil. Brasília: SEBRAE/FINEP/CNPq. 354 p.
LIMA, M. C. A engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Unidas. 1997. 162pp.
LIMA, M.C. Monografia: A engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004. LOIOLA, E. MOURA, S. Análise de redes: uma contribuição aos estudos organizacionais. In:
MACEDO, J., A., B. Águas & Águas. Belo Horizonte: CRQ-MG. 2007, 3ª edição.1027f.
SACHS, I. Desenvolvimento Sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rurais urbana: os casos da Índia e do Brasil. In: VIEIRA, P. F., WEBER, J. Gestão de Recursos Naturais Renováveis e Desenvolvimento: novos desafios para a pesquisa ambiental. São Paulo: Cortez, 1997.
SILVEIRA, B.Q. ”“ Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da UFMG”. 2008. Escola de Engenharia da UFMG. Belo Horizonte, 2008. TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva. São Paulo: Navegar. 180f. 2003.
V Workshop de Internacionalização de Empresas, Rio de Janeiro, Coppead/UFRJ, 27-28 out. 2005.
VAZ, J. C. Consórcios Intermunicipais. In: Instituto Polis. 125 Dicas. Ideias para ação municipal. São Paulo: Polis, 2000. p.27-28.

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

ESTENDER, ANTONIO CARLOS; SIQUEIRA, NILZA APARECIDA DOS SANTOS. O desenvolvimento sustentável e a construção de cisternas no Semiárido. Participação, [S. l.], v. 1, n. 32, p. 30–48, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/24088. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.