Projeto integração universidade-escola: contribuições da extensão universitária para a alfabetização científica

  • Acácia Araújo de Assis Universidade de Brasília (UnB)
  • Patrícia Fernandes Lootens Machado Universidade de Brasília (UnB)
  • Roberto Ribeiro da Silva Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: divulgação científica; projeto de ação contínua integração universidade-escola; extensão universitária; alfabetização científica; projeto UnB tour no campus-científico.

Resumo

Este trabalho relata contribuições do projeto de extensão intitulado Integração Universidade-Escola para divulgação e alfabetização científica, ressaltadas por estudantes e professores da Educação Básica, participantes do Projeto UnB Tour no Campus Científico. Durante o 2º semestre letivo de 2016 e o 1o semestre de 2017, esses visitantes foram convidados a falar sobre as experiências vivenciadas, principalmente sobre palestras de divulgação científica realizadas no Laboratório de Pesquisas em Ensino de Química (LPEQ). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários. Os resultados mostram que as palestras têm contribuído para a divulgação e alfabetização científicas, por meio da abordagem de temáticas sociais, pela utilização de experimentos relacionados a fenômenos do cotidiano e pela dialogicidade. Identificou-se também que, entre a escola e a Universidade, ainda existem barreiras que necessitam ser transpostas por meio de parcerias colaborativas entre essas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-07
Como Citar
ARAÚJO DE ASSIS, A.; LOOTENS MACHADO, P. F.; RIBEIRO DA SILVA, R. Projeto integração universidade-escola: contribuições da extensão universitária para a alfabetização científica. Participação, v. 1, n. 31, p. 141-157, 7 dez. 2018.