Do ensino médio para a universidade: reflexões de estudantes com deficiência no projeto “PPNE vai à escola”

  • Thaís Kristosch Imperatori
  • Lídia Costa de Alencar
  • Natasha Freire de Sousa Bezerra
Palavras-chave: universidade; estudantes com deficiência; ensino médio

Resumo

O Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da Universidade de Brasília (PPNE/UnB) tem o objetivo de estabelecer uma política permanente de atenção aos estudantes com deficiência na UnB e sua integração à vida universitária. Considerando que o ingresso de alunos com deficiência ainda é um desafio no âmbito da educação superior, em 2015, foi realizado o projeto “PPNE vai à escola”. Este projeto teve a finalidade de proporcionar um espaço de diálogo com estudantes com deficiência de ensino médio sobre a continuidade de sua trajetória acadêmica na educação superior, compreendendo os significados que a universidade tem para esse público. O projeto foi realizado com estudantes da sala de recursos do Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá. A metodologia foi construída a partir de observação participante por meio de visitas semanais à escola e participação nas atividades desenvolvidas na sala de recursos, além de entrevistas semiestruturadas com os estudantes sobre o que eles
entendem por universidade e quais são suas expectativas acadêmicas e profissionais após a conclusão do ensino médio. O projeto foi encerrado com uma visita guiada pelo campus Darcy Ribeiro da UnB. Observou-se que a maioria dos alunos afirmou que deseja continuar estudando após o término da escola, porém, diversas são suas dúvidas sobre o que é a universidade, com destaque para a forma de ingresso e a dedicação necessária para os estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-07
Como Citar
Kristosch ImperatoriT.; Costa de AlencarL.; Freire de Sousa BezerraN. Do ensino médio para a universidade: reflexões de estudantes com deficiência no projeto “PPNE vai à escola”. Participação, v. 1, n. 31, p. 105-114, 7 dez. 2018.