Computador e alfabetização de jovens e adultos: uma proposta de inclusão digital

Autores

  • Maria Clarisse Vieira Universidade de Brasília (UnB)
  • Dayane Magalhães Martins Justo

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos; inclusão digital; alfabetização e letramento digital; tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

Em 2015, o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Estudos Filosóficos e Histórico-culturais da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília (GENPEX/FE/UnB) iniciou parceria com Escola Classe do Paranoá com vistas a realizar projeto de informática junto a educandos/as do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após dois anos de inserção nesta escola, este artigo discute a pertinência da alfabetização de jovens e adultos auxiliada pelo uso do computador no processo alfabetizador e a sua cooperação no letramento e inclusão digital. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e usa como técnicas de produção de dados a observação participante e entrevista estruturada junto a alunos da EJA em escola situada na região administrativa do Paranoá. Como resultado, o projeto de informática viabiliza vários benefícios na alfabetização, com destaque à importância da contribuição do computador para a alfabetização de jovens e adultos e inclusão digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

CLARISSE VIEIRA, Maria; MARTINS JUSTO, Dayane Magalhães. Computador e alfabetização de jovens e adultos: uma proposta de inclusão digital. Participação, [S. l.], v. 1, n. 31, p. 87–104, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/20152. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.