Aportes teóricos e metodológicos decoloniais: o caso da disciplina “Pensamento Negro Contemporâneo”

  • Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos (UFSB)
  • Maria do Carmo Rebouças da Cruz Ferreira os Santos (UFSB)
Palavras-chave: Maioria Minorizada, Ecologia de Saberes, Pensamento Negro Contemporâneo, Extensão.

Resumo

O artigo objetiva apresentar a experiência teórico-metodológica da disciplina Pensamento Negro Contemporâneo, ofertada no âmbito do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília cujo objetivo é valorizar e revisitar os saberes de pensadores (as) negros (as) na academia e fora dela. Essa experiência apresenta-se como uma verdadeira artesania prática de valorização da pluralidade e da geopolítica de saberes
produzidos no Sul. O artigo articula produções resultantes da disciplina como um estudo de caso, e coteja exemplos das mesmas para aprofundamento empírico da análise.

Conclui que, ao trabalhar com epistemologias inclusivas e reveladoras da pluralidade de saberes da Maioria Minorizada, proporciona-se uma maior inserção e facilitação do acesso ao saber plural dos discentes envolvidos no projeto, eliminando a exclusão acadêmica por não se reconhecerem nas abordagens lineares e verticalizadas das pedagogias conservadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-07
Como Citar
ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS, H. R.; DA CRUZ FERREIRA OS SANTOS, M. DO C. R. Aportes teóricos e metodológicos decoloniais: o caso da disciplina “Pensamento Negro Contemporâneo”. Participação, v. 1, n. 31, p. 26-39, 7 dez. 2018.