Estudo de caso: cisterna urbana, em Várzea do Poço, Bahia

Autores

  • André Azevedo Rocha Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada
  • João Gnadlinger Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada
  • Terezinha Pala Sociedade do Divino Salvador

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.03

Palavras-chave:

abastecimento urbano, tecnologias sociais

Resumo

O estudo de caso mostra como famílias da zona urbana do município de Várzea do Poço, no Semiárido do Norte da Bahia, conseguem suprir o fornecimento de água para o consumo humano através de cisternas urbanas. O abastecimento no centro e na periferia da cidade se dá através da rede de tubos, cuja água é oriunda da represa de São José do Jacuípe, com captação na comunidade de Barra Nova, tratada e fornecida pela EMBASA. Pela salinização da represa nos últimos anos a água tornou-se inapropriada para o consumo humano. Os moradores resgataram e aprimoraram técnicas de estocagem de água de chuva em cisternas como forma de resolver o problema da falta de água apta ao consumo humano e preparo de alimentos. As demais demandas domésticas continuam supridas pela rede pública de abastecimento. Um aspecto muito positivo é a diversificação de tamanho das cisternas, adequando-as à estrutura fundiária urbana local e ao tamanho das famílias. Um grupo de religiosas assessora a comunidade, mobilizando recursos, organizando as famílias, articulando parceiros, e auxiliando-as na formação de militância e na gestão de um fundo rotativo que permite estender o projeto a novas famílias continuamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Azevedo Rocha, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada

André Azevedo Rocha, é mestre em Ciências Veterinárias no Semiárido (2016) e graduado em Zootecnia (2013), ambos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica de Juazeiro (2000). Atuou em projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural, no âmbito da Convivência com o Semiárido Brasileiro, pela Associação de Pequenos Produtores de Jaboticaba e Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Foi bolsista da UNIVASF em Atividades de Extensão (Programa Conexões de Saberes) e Estágio Não Obrigatório (Forragicultura). Atualmente é coordenador técnico no IRPAA, em projetos de assessoria técnica, formação e mobilização social, nas áreas de Tecnologias e Políticas Públicas de Acesso e Gestão de Água, Produção de Alimentos, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Downloads

Publicado

08-07-2019

Como Citar

Rocha, A. A., Gnadlinger, J., & Pala, T. (2019). Estudo de caso: cisterna urbana, em Várzea do Poço, Bahia. Paranoá, 12(23), 20–29. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n23.2019.03

Edição

Seção

Edição Temática

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.