Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1.Os artigos enviados para publicação na revista PÉRIPLOS devem ser originais e inéditos. Não serão aceitos artigos que tenham sido enviados ou publicados em qualquer meio (eletrônico ou impresso), ou que estejam em processo de avaliação em outro periódico. No caso de textos publicados em anais de congressos, estes serão aceitos desde que o registro do evento esteja identificado em nota de rodapé.
  • 2. A revista PÉRIPLOS aceita manuscritos resultantes de pesquisas teóricas e empíricas originais, notas de reflexão e linhas de pesquisa em andamento. Atualmente, a PÉRIPLOS não publica textos nos seguintes formatos: resenhas críticas da literatura sobre temas de interesse das Migrações Internacionais; ensaios em forma de textos livres que incluam a discussão de temas específicos da Migração Internacional; estudos metodológicos, pesquisas sobre procedimentos de pesquisa e análise de dados; traduções; entrevistas; tributos ou homenagens; ensaios fotográficos; relatórios e informes.
  • 3. O arquivo enviado deve estar no formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • 4. Os manuscritos devem obedecer aos requisitos bibliográficos e de estilo indicados na seção de requisitos formais.
  • 5. O número máximo de autores por artigo será de 5 pessoas. Pelo menos uma das autoras ou autores deve ter titulação igual ou superior ao título de mestre.
  • 6. Os artigos devem ser acompanhados de um breve currículo do autor, de no máximo 100 palavras, que inclua as seguintes informações:
    -Formação acadêmica, nome completo da instituição onde obteve o diploma.
    -Função atual e filiação institucional (nome completo da instituição).
    -Lista de cinco publicações recentes. Se houver mais de uma autora ou autor, o principal deve ser registrado; caso contrário, será considerada a ordem de envio.
  • 7. O arquivo deve ser totalmente anônimo, ocultando qualquer referência à sua autoria e ao(s) projeto(s) de financiamento da pesquisa.
  • 8. Possíveis sugestões de alterações serão previamente acordadas com autoras e autores.
  • 9. . A(s) pessoa(s) autor(es) do artigo aprovado deve(m) enviar uma nota de cessão de direitos autorais (carta de compromisso).
  • 10. O envio, avaliação e/ou publicação está isento de custos para autoras e autores.
  • 11. A recepção de um texto não implica a sua aceitação para publicação.
  • NOTA IMPORTANTE: Reiteramos que o texto deve seguir as normas de estilo, bem como os requisitos bibliográficos descritos na sessão “Diretrizes para Autores”, para seguir à avaliação cega pelos pares.

Diretrizes para Autores

No âmbito do processo de submissão de artigos para publicação, autoras e autores são obrigados a verificar se a sua submissão cumpre todos os critérios abaixo indicados:

1. Extensão: a extensão mínima do artigo é de 8.000 palavras e a máxima de 12.000 palavras, incluindo resumo, notas de rodapé, referências bibliográficas, gráficos e tabelas.

2. Idioma: o texto pode ser escrito em português ou espanhol.

3. Formato geral: o texto será enviado em arquivo eletrônico Word for Windows, tamanho A4, espaçamento entre linhas 1,5, fonte Calibri tamanho 12, com ambas as margens de três centímetros (1,2 polegadas). Entre cada parágrafo, deve-se respeitar um espaçamento anterior e posterior de 0,6 cm, respectivamente. Sem sangria.

4.Estrutura: A estrutura mínima do artigo científico deve incluir uma introdução que reflita claramente os antecedentes do trabalho, abordagem da pesquisa, objetivos e estrutura do artigo; a metodologia detalhada; desenvolvimento analítico; para finalizar com as conclusões e referências citadas.

5.Títulos: o texto deve conter um título em espanhol e português. Deve ser apresentado na seguinte ordem: a) Título no idioma original: Calibri, em caixa baixa, negrito, tamanho 14, justificado à esquerda. b) Título traduzido: Calibri, em caixa baixa, negrito, tamanho 12, justificado à esquerda.

6. Pessoas autoras: o número máximo será de cinco (5). A identificação dos autores deve ser enviada em documento Word separado, a fim de garantir os critérios de confidencialidade da revista no caso de submissão para avaliação por pares. Este documento adicional deve conter as seguintes informações: Nome e sobrenome do(s) autor(es) do artigo em ordem, acompanhados de nota de rodapé informando: filiação institucional (nome completo da instituição). E-mail. Contato em rede social acadêmica (ResearchGate, Mendeley, Academia, Orcid).

7. Resumos e palavras-chave: os textos devem incluir resumos em espanhol e português, com no máximo 150 palavras. As citações bibliográficas não devem ser feitas no resumo. As palavras RESUMO E RESUMEN em maiúsculas e em negrito. Juntamente com cada resumo, devem ser mencionadas 5 palavras-chave em espanhol e português, separadas por um ponto e um espaço. Você deve usar espaçamento entre linhas simples para ambos. Exemplo: Palabras clave: Migración. Migrantes. Latinoamérica. Ciencias Sociales. Investigación. Palavras-chave: Migração. Migrantes. América Latina. Ciências Sociais. Pesquisar.

8. Subtítulos: o texto deve conter subtítulos para promover uma leitura agradável. a) Os subtítulos principais devem ser em maiúsculas, Calibri, tamanho 12 e sem numeração, em negrito. Antes de cada subtítulo, insira um espaço. b) Os subtítulos secundários em minúsculas, Calibri, tamanho 12 e não numeradas, em negrito. Antes de cada subtítulo, insira um espaço. c) Os subtítulos de terceira ordem devem ser em caixa baixa, Calibri, tamanho 12 e sem numeração, em itálico. Antes de cada subtítulo, insira um espaço.

9. Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser numeradas e não podem exceder dez linhas. Devem ser feitas em fonte Calibri, tamanho 11, espaçamento simples entre linhas, sem espaços. Sugerimos um máximo de 15 notas. As notas de rodapé devem seguir o sistema francês, que prevê a colocação de chamadas de notas antes dos sinais de pontuação (vírgulas, ponto e vírgula e dois pontos), mas após reticências. Exemplos:
1.
2;
3:
4

*Agradecimentos, projetos e financiamentos: A PÉRIPLOS acredita na construção coletiva do conhecimento, por isso convida as pessoas autoras a incluírem as menções que julgarem oportunas, a fim de reconhecer o apoio acadêmico e social que possibilitou a elaboração do artigo. Se houver, a nota de agradecimento e/ou a referência a projetos de pesquisa ou financiamento serão indicadas em rodapé no início do texto e com um asterisco (sem numeração), e só serão incluídas no documento uma vez que a Equipe Editorial notifique a aceitação do manuscrito para publicação.

10. Fotos e Figuras (de plantas, mapas, croquis, desenhos, esquemas, diagramas, etc.) devem ser submetidas em formato aberto para edição, ou seja, devem ser enviadas em documento separado em formato Word, e sua localização no artigo deve ser indicada. As figuras devem ter uma definição mínima de 300 dpi. A arte também deve ser enviada em arquivos separados e em sua forma original (tiff, gif, jpg, excel, etc.).

11. Gráficos e Tabelas devem ser enviados abertos para edição, ou seja, devem ser enviados em documento separado em formato Excel, devendo ser indicada sua localização no artigo. Tente usar apenas uma cor. Na parte superior, deve estar indicado o número (por exemplo, Figura 1.) seguido do título em negrito. As fontes correspondentes serão indicadas na parte inferior. O título e as fontes em tamanho de fonte 11.

12. As citações etnográficas ou testemunhos devem seguir o seguinte formato: a) Citações de 40 ou mais palavras devem ser em parágrafo separado, sem aspas, e não devem ultrapassar 20 linhas. Também devem ser tabulados com margem esquerda de 4 cm. Use Calibri, tamanho 11, espaçamento simples. b) Quando forem citações breves, com menos de 40 palavras, deverão ser incorporadas ao texto com aspas inglesas (“”) para indicá-las. c) Se as citações estiverem em outro idioma, a citação traduzida deve ser colocada no artigo, junto com um parêntese indicando que é a tradução do próprio autor e, abaixo, a citação original deve ser colocada em uma nota de rodapé. d) Para estas citações, a referência mínima deve ser um nome fictício do entrevistado, a natureza da comunicação e a data e o ano da mesma. Exemplos: i) María del Mar (entrevista, 17 de maio, 2015). ii) María del Mar, comunicación personal, 17 de maio, 2015). iii) As citações etnográficas ou testemunhais devem terminar em ponto final, que sempre seguirá os parênteses.

13. Citações de textos: a) Citações de 40 ou mais palavras devem ser em parágrafo separado, sem aspas, e não devem ultrapassar 20 linhas. O parágrafo deve ser tabulado com margem esquerda de 4cm, usar Calibri, tamanho 11, espaço simples. b) Quando forem citações breves, com menos de 40 palavras, deverão ser incorporadas ao texto com aspas inglesas (“”) para indicá-las. c) Se as citações estiverem em outro idioma, a citação traduzida deve ser colocada no artigo, junto com um parêntese indicando que é a tradução do próprio autor e, abaixo, em nota de rodapé, a citação original. d) Para essas citações, a referência será feita indicando o sobrenome do(s) autor(es), seguido do ano de publicação e do(s) número(s) da(s) página(s). Exemplos: i) (Zevallos, 1963, pp. 36-40). ii) (García e Serna, 2000, p. 45). iii) (Fernandes, Paredes e Mejilla, 2005, pp. 18-25). iv) Para mais de 3 autores: (Bolaños et al., 2009, p. 25). v) Quando a citação não tiver data de publicação, indicar a sigla s.f. indicando "sem data". vi) As citações de textos devem ser fechadas com um ponto final, que sempre virá após os parênteses.

14. Referências bibliográficas: Todos os trabalhos citados no artigo devem ser acrescentados ao final do texto, em ordem alfabética por sobrenome ou nome institucional. Para reconhecer cada autor ou co-autor, os nomes completos (sem iniciais) devem ser colocados nesta seção. Recomenda-se, sempre que  possível, incluir o hiperlink, número DOI (Digital Object Identifier) ou outro identificador de livros, artigos ou outros documentos. A lista de referências bibliográficas deve seguir o formato APA 6ª Edição: 

VER MAIS DETALHES PARA A LISTA DE REFERECIAS BIBLIOGRÁFICAS AQUI.

A. Livro com autor: Sobrenome, Nome (Ano). Título. Cidade, País: Editora.
Exemplo: Khosraví, Shahram (2021). Yo soy Frontera. Autobiografía de un viajero ilegal. Barcelona, España: Virus Editorial.

B. Livro com editor: Sobrenome, Nome (Ed.). (Ano). Título. Cidade, País: Editora.
Exemplo: Jiménez Zunino, Cecilia y Trpin, Verónica (Coords.). (2021). Pensar las migraciones contemporáneas: categorías críticas para su abordaje. Buenos Aires, Argentina: Teseo.

C. Livro online: Sobrenome, Nome (Ano). Título. Local: Editora (se aplicável). Recuperado de http://www.example.123
Exemplo: De Jesús Domínguez, José (1887). La autonomía administrativa en Puerto Rico. Recuperado de http://memory.loc.gov/

D. Livro com doi: Sobrenome, Nome (Ano). Título. doi: 00-00000000
Exemplo: Freud, Sigmund (2005). Psicología de las masas y análisis del yo. doi: 10.1007/ 97-0-387-85784-8

E. Capítulo de livro: Sobrenome, Nome e Sobrenome, Nome (Ano). Título do capítulo ou entrada. Em Sobrenome, Nome (Ed.), Título do livro (pp. ##-##). Cidade, País: Editora.
Exemplo: Huaita Alegre, Marcela (2021). Políticas públicas, familias y reunificación en el contexto de la migración venezolana al Perú. En Salmón, Elizabeth (Ed.), Trayectorias migrantes: la juventud venezolana en el Perú (pp. 209-254). Lima, Perú: Fondo Editorial PUCP.

F. Artigos científicos (Journal): Sobrenome, Nome e Sobrenome, Nome (Ano). Título do artigo. Nome do periódico, volume (número), pp-pp. Exemplo: Bermúdez Rico, Rosa Emilia (2014). Trayectorias laborales de migrantes calificadas por razones de estudio. Estudios demográficos y urbanos, 29(2), 257-299.

G. Artigos científicos (Journal) com DOI: Sobrenome, Nome, Sobrenome, Nome e Sobrenome, Nome (Ano). Título do artigo. Nome da revista, volume(número), pp-pp. DOI:  00.00000000
Exemplo: Jarochisnki Silva, João Carlos y Baeninger, Rosana (2021). O êxodo venezuelano como fenômeno da migração Sul-Sul. REMHU 29(63), 123-139. doi: 10.1590/1980-85852503880006308

H. Artigo impresso: Sobrenome, Nome (Ano). Título do artigo. Nome da revista, volume(número), pp-pp.
Exemplo: Fields, Douglas (2007). Más allá de la teoría neuronal. Mente y Cerebro, (24), 12-17.

I. Artigo online: Sobrenome, Nome (Ano). Título do artigo. Nome da revista, volume(número), pp-pp. Recuperado de: http://www.ejemplo.123
Exemplo: Mota de Cabrera, Carmen (2006). El rol de la escritura dentro del currículo de la enseñanza y aprendizaje del inglés como segunda lengua (esl/efl): Una perspectiva histórica. Acción Pedagógica, 15(1), 56-63. Recuperado de:http://www.saber. ula.ve/accionpe/

J. Periódico: Sobrenome, Nome (Data). Título do artigo. Nome do periódico, pp-pp.
Exemplo: Manrique-Grisales, Jorge (14 de noviembre de 2010). La bestia que se tragó a Armero. El Espectador, pp. 16-17.

K. Periódico sem autor: Nome do artigo (Data). Nome do periódico, pp-pp.
Exemplo: Drogas genéricas. (25 de septiembre de 2010). El Tiempo, p. 15.

L. Periódico online: Sobrenome, Nome (Data). Título do artigo. Nome do periódico. Recuperado de:http://www.ejemplo.123. Exemplo: Vargas, María José (1 de mayo de 2022). Save The Children lanza campaña #HablemosDeMigración para garantizar derechos de la niñez migrante. La República. Recuperado de:https://larepublica.pe/

M. Artigo em revista impressa (Magazine): Sobrenome, Nome (Data). Título do artigo. Nome da revista, volume (Número), pp-pp.
Exemplo: Newman, Vivian (13 de noviembre de 2010). La información: ¿en la urna de cristal?. Semana, (15), p. 10.

N. Artigo de revista online (Magazine): Sobrenome, Nome (ano, mês, dia). Título do artigo. Nome da revista. Recuperado de: http://www.ejemplo.123
Exemplo: Coronell, Daniel (2011, 29 de enero). Una decisión contraevidente. Semana. Recuperado de http://www.semana.com/

O. Informes de autor corporativo ou informe governamental: Nome da organização. (Ano). Título do informe (Número da publicação). Recuperado de: http://www.ejemplo.123
Exemplo: Observatório das Migrações Internacionais, Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. (2021). Relatório Anual 2021 – 2011-2020: Uma década de desafios para a imigração e o refúgio no Brasil. Série Migrações. Recuperado de https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-a

P. Simpósios e Conferências: Sobrenome, Nome e Sobrenome, Nome (Data). Título da apresentação. Em Titulo do simpósio ou congresso. Simpósio ou conferência realizado no congresso Nome da organização, Local.
Exemplo: Manrique,  y Aponte,  (Junio de 2011). Evolución en el estudio y conceptualización de la consciencia. En El psicoanálisis en Latinoamérica. Simposio llevado a cabo en el XXXIII Congreso Iberoamericano de Psicología, Medellín, Colombia.

Q. Teses e trabalhos de conclusão de curso: Sobrenome, Nome (Ano). Título da tese (Trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese). Nome da instituição. Lugar.
Exemplo: Rodriguez Rocha, Eduardo (2010). La marginalidad transmigratoria dominicana en Argentina, aproximaciones para estudiar las políticas sociales migratorias: dos estudios de caso en un barrio de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires, periodo 2009-2010 (Tesis de maestría), Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

R. Teses e trabalhos de conclusão de curso online: Sobrenome, Nome (Ano), Título da tese (Trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese). Nome da instituição. Recuperado de: http://www.ejemplo.123. Exemplo: Jaramillo Fonnegra, Verónica (2017), Entre leyes y experiencias : el acceso a la justicia de las trabajadoras domésticas migrantes a comienzos del siglo XXI en la Ciudad Autónoma de Buenos Aires (Tesis doctoral). Recuperado de http://repositorio.sociales.uba.ar/

S. Referência de páginas na world wide web: Sobrenome, Nome (Ano). Título da página. Lugar de publicação: Local de publicação. Endereço de onde se extraiu o documento (URL).
Exemplo: IOM Member States (2022). Global Migration Data Portal. Berlin: IOM. www.migrationdataportal.org

T. CD ROM: Sobrenome , Nome (Ano de publicação). Título da obra (edição) [Meio utilizado]. Lugar de publicação: Local de publicação.
Exemplo: Johnson, Michael (2006). Human biology: concepts and current issues (3rd ed.) [CD-ROM]. San Francisco: Pearson Benjamin Cummings.

U. Enciclopédia online: Nome (Ano). Título da enciclopédia [Meio utilizado]. Lugar de publicação: Local de publicação, URL
Exemplo: Cavalcanti, Leonardo, Botega, Tuíla, Tonhati, Tania e Araújo, Dina (Org.) (2017) Ação humanitária. Dicionário crítico de migrações internacionais. [versión física]. Brasília, Brasil: Editora UnB

V. Filme ou fita de filme: Sobrenome do produtor, Nome (produtor) e Sobrenome do diretor, Nome (diretor). (Ano). Nome do filme [fita cinematográfica]. País: Produtor.
Exemplo: Sher, Stacey, Shamberg, Michael, Devito, Danny (productores) e LaGravenese, Richard (director). (2007). Escritores de Libertad [Cinta cinematográfica]. EU.: Paramount Home Entertaiment.

W. Série de televisão: Sobrenome do produtor, Nome (produtor). (Ano). Nome da série [série de TV]. Lugar: Produtor
Exemplo: Baker, Julian (productor). (2006). One tree hill. [serie de televisión]. Hollywood, EU.: Twentieth Century Fox.

X. Vídeo: Sobrenome do produtor, Nome (produtor). (Ano). Nome do vídeo [Fonte]. Lugar.
Exemplo: History Channel (productor). (2006). El Universo, segunda temporada [DVD]. De http://www.history.com/

Y. Podcast: Sobrenome, Nome (Data). Título do podcast [Podcast de áudio]. Recuperado de http://www.exemplo.123
Exemplo: Grupo de Trabajo Migración Sur-Sur de CLACSO (Productor). (14 de diciembre de 2021). Migración y vida cotidiana. Prácticas y territorios relacionales de las movilidades transnacionales [Audio podcast]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=UTojJiBEAd4

Z. Blogs: Sobrenome, Nome (Data). Título do post [Mensagem em um blog]. Recuperado de htpp://www.exemplo.123
Exemplo: PZ Myers. (22 de janeiro de 2007). The unfortunate prerequisites and consequences of partitioning your mind [Mensaje en un blog]. Recuperado de http://scienceblogs.com/ pharyngula/2007/01/the_unfortunate_prerequisites.php

AA. Gravação de música: Sobrenome, Nome (data da propriedade literária). Título da música. Em Título do álbum. [Meio de gravação: cd compacto, casete, etc]. Lugar: Produtor.
Exemplo: Red Hot Chili Peppers. (1999). Otherside. En Californication [CD]. Los Angeles, EU.: Warner Bros Records.

BB. Fotografia:
Exemplo: [Fotografía de Antonello Veneri]. (Roraima, 2021]. Muestra Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil. Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.

CC. Lei: Autor (ano). Título ou nome da lei. Local: entidade responsável.
Exemplo: Congresso da República da Colômbia (2006). Ley 1090 del 6 de septiembre de 2006 por la cual se reglamenta el ejercicio profesional psicológico, se dicta el código deontológico y bioético. Bogotá D.C.: Congreso de la República de Colombia.

DD. Resolução: Autor (ano). Título ou nome da resolução. Local: Entidade responsável.
Exemplo: Ministério da Proteção Social da Colômbia (2008). Resolución 2646 de 2008 por la cual se establecen disposiciones y se definen responsabilidades para la identificación, evaluación, prevención, intervención y monitoreo permanente de la exposición a factores de riesgo psicosocial en el trabajo y para la determinación del origen de las patologías causadas por el estrés ocupacional. Bogotá D.C.: Ministerio de la Protección Social de Colombia. 

PODE BAIXAR AS NORMAS PARA REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS AQUI.

Para mais detalhes, consulte o Centro de Redação Javeriano. (2019). Padrões APA, Sexta Edição. Cali, Colômbia: Pontificia Universidad Javeriana, filial de Cali: AQUI

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.