Características sociodemográficas e laborais da imigração haitiana no Brasil

Autores

  • Leonardo Cavalcanti Universidade de Brasília
  • Tânia Tonhati Universidade de Londres

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados encontrados na pesquisa titulada: A imigração haitiana no Brasil - características sociodemográficas e laborais na Região Sul e no Distrito Federal, realizada durante os meses de março a dezembro de 20153. Esse grupo de imigrantes possui uma importância singular no atual contexto da imigração no país. Além de ser a principal nacionalidade no mercado de trabalho formal no Brasil, é o único coletivo de imigrantes que tem uma Resolução especial do Conselho Nacional de Imigração (CNIg) que permite a concessão de visto por razões humanitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Cavalcanti, Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília e coordenador científico do Observatório das Migrações Internacionais
(OBMigra).

Tânia Tonhati, Universidade de Londres

Doutoranda da Universidade de Londres, Goldsmiths College, pesquisadora e coordenadora executiva do
Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra).

Referências

CAVALCANTI, Leonardo.; OLIVEIRA, A.Tadeu.; TONHATI, Tânia.; DUTRA. Delia. A inserção dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro. Relatório Anual 2015. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério do Trabalho e Previdência Social/Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração. Brasília, DF: OBMigra, 2015.

IBGE, 2016. Contas Nacionais Trimestrais. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/defaultcnt.shtm>. Acesso em maio de 2016.

KALIR, B (2005). “The Development of a Migratory Disposition: Explaining a “New Emigration”. International Migration, vol. 43, núm. 4. pp. 167-196

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

Cavalcanti, L., & Tonhati, T. (2017). Características sociodemográficas e laborais da imigração haitiana no Brasil. Périplos: Revista De Estudos Sobre Migrações, 1(1), 68–71. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/5882