O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • 1. O texto submetido deve ser inédito. Não serão aceitos artigos que exponham alguma informação apresentada em uma publicação anterior realizada em qualquer meio (impresso ou eletrônico), exceto as atas de congresso. Quando o artigo é baseado em uma ata de congresso, deverá constar em uma nota de rodapé no mesmo artigo.

  • 2. Não deverá ser submetido simultaneamente para ser considerado em outras publicações.

  • 3. Poderá estar escrito em português ou espanhol.
  • 4. Juntamente ao texto que é proposto para publicação, deverá ser anexado outro documento que contenha um breve curriculum vitae do autor / autores contando os seguintes dados: formação acadêmica, instituição em que o título foi obtido, a função que desempenha na atualidade e cinco publicações recentes. Em caso de haver mais de um autor, deverá estar registrado qual é o principal, caso contrário será considerado a ordem de envio. Também. o/os autor/autores do artigo aprovado deverá/am enviar uma nota de cessão de direitos de publicação em todos os apoios desta revista.

  • 5. O texto será enviado em arquivo eletrônico Word para Windows, compatível com o Word 97-2003 em tamanho carta, espaço duplo, fonte Times New Roman tamanho 12, e com ambas as margens de três centímetros (1.2 polegadas).

  • 6. O cabeçalho deve estar da seguinte maneira: o título em espanhol e português; o resumo em espanhol e português, de 150 palavras no máximo e 5 palavras-chave.

  • 7. As citações textuais com mais de 30 palavras devem estar em um parágrafo separado e não devem exceder 20 linhas. As mesmas devem estar tabuladas com ambas as margens de 4 centímetros. As citações curtas, com menos de 30 palavras, devem ser incorporadas ao texto usando aspas (“”) para indicá-las.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • 8. O local onde os gráficos e tabelas serão inseridos deve ser claramente indicado no texto. Na parte superior, será indicado o número (por exemplo, Tabela 1) seguido do título em negrito. Na parte inferior, serão indicadas as fontes. Estes devem ser elaborados no Excel versão 97 ou posterior, e serem enviados em arquivo separado.

  • 9. Outros conteúdos como fotos e figuras (de planos, mapas, esboços, desenhos, esquemas, diagramas, etc.), poderão ser incluídos até no máximo de 10 elementos no total. Na parte superior se indicará o número (por exemplo, Figura 1) seguido do título em negrito. Na parte inferior serão indicadas as fontes. Todo o material gráfico deve ser enviado para ser publicado em uma cor única, se incluído cores acinzentadas, deverão ser padronizadas. Requerer-se que as figuras tenham uma definição mínima de XXX dpi, tendo em conta que a caixa da revista é XX por XX mm. Todo o material gráfico deve ser enviado em arquivos separados e em seu formulário de arquivo original (tif, gif, jpg, excel, etc.).

  • 10. As referências bibliográficas devem aparecer no texto com a indicação do sobrenome do autor, seguida do ano de publicação da obra e, se necessário, o número de página(s). Exemplo: um autor (sobrenome, ano, p./pgs 1/1-2), dos autores (sobrenome e sobrenome, ano, p./pgs. 1/1-2), três autores (sobrenome, sobrenome e sobrenome, ano, p./pgs. 1/1-2), mais de três autores (sobrenome et. al., ano, p./pgs. 1/1-2).

  • 11. As notas de rodapé da página devem estar numeradas, não poderão exceder seis linhas e devem estar no mesmo tamanho, fonte e espaçamento que o resto do texto.

  • 12. Todas as obras citadas devem ser agregadas ao final do texto em ordem alfabética por sobrenome ou nome institucional. Devem ser incluídas somente as obras ou fontes mencionadas no texto. Com o objetivo de reconhecer a cada autor e coautor/ra, nesta seção não devera ser utilizado et al .Devem seguir os seguintes formatos:


    Para artigos em revistas científicas


    SOBRENOME DO AUTOR (em letra MAIÚSCULA), nome do autor (ano de publicação) “Título do artigo”, Nome da revista (em itálico), volume e número da revista, número de páginas p. 15-23.


    Para libros


    SOBRENOME DO AUTOR (em letra MAIÚCULA), nome do autor (ano de publicação) Título do libro (em itálico). Número de edição (se não for a primeira). Tradução (se for o caso). Lugar de publicação: Editora.


     


    Para capítulos de livros


    SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO (em letra MAIÚSCULA), nome do autor do capítulo (ano de publicação) “Nome do Capítulo” (12-45). Em: nome completo do autor geral (tipo de autoria entre parênteses e abreviado), Título geral do livro em itálico. Local de publicação: Editora.


     


     Para material proveniente da internet


    Ao final da citação deve ser agregado a legenda: Retirado de http://................. 

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

PÉRIPLOS. Revista de Pesquisa sobre Migrações é uma revista de pesquisa científica de periodicidade semestral, que publica trabalhos inéditos em forma de artigos, notas de reflexão e linhas de investigação em curso.

Como parte do processo de envio de propostas para publicação, os/as autores/as serão obrigados/as a comprovar que seu envio cumpra todos os elementos que estão indicados nestas diretrizes. Serão devolvidos aos autores/as aqueles que não as cumprirem.

Não há custos de publicação dos textos. 

Outras especificações para os artigos

a. O recebimento de um artigo não implica sua aceitação para ser publicado.

b. Em primeiro lugar, os artigos são avaliados pela Equipe Editorial da revista, para verificar se cumprem as diretrizes. Se assim for, serão enviados para a revisão crítica a dois revisores anónimos em formato blind review. Para publicação, um artigo requer dois pareceres favoráveis. Tanto a identidade do(s) autor(es) do artigo, quanto a dos pareceristas, serão preservados durante o processo de avaliação.

c. A extensão máxima é de 12.000 palavras, incluindo resumo, notas de rodapé, referências bibliográficas, gráficos e tabelas.

d. Não serão aceitos anexos ou apêndices

e. A identificação do autor do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção propriedades no programa Word, garantindo deste modo o critério de confidencialidade da revista no caso de submissão para avaliação por pares (ex. Artigos), segundo instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

f. As possíveis sugestões de mudanças serão acordadas previamente com o autor.

Outras especificações para as Notas de Reflexão

As notas de reflexão discorrem sobre temas de conjuntura. Devem ter uma extensão máxima de 5.000 palavras e cumprir com o formato mencionado anteriormente. As mesmas serão avaliadas pelo Conselho Editorial, considerando sua qualidade. As possíveis sugestões de mudanças serão acordadas previamente com o autor.

Outras especificações para as Linhas de Pesquisa em Curso

As linhas de pesquisa em curso deverão conter uma síntese dos objetivos, métodos utilizados e as conclusões preliminares do trabalho. Devem conter o máximo de 3.000 palavras e devem respeitar as diretrizes gerais mencionadas. As mesmas serão avaliadas pelo Conselho Editorial, considerando sua qualidade. As possíveis sugestões de mudanças serão acordadas previamente com o autor.