Os Filhos Enfermos de Goethe e Mann

A Bildung em “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister” e “A Montanha Mágica”

Autores

  • Kaio Felipe Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Humanismo;, Bildung Bildungsroman

Resumo

O propósito deste artigo é, por meio da comparação entre os romances “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister” (Goethe) e “A Montanha Mágica” (Thomas Mann), compreender de que maneira as trajetórias de Wilhelm e Hans Castorp, seus respectivos protagonistas, podem ser entendidas como representações da “Bildung” (auto-cultivo, formação). Além disso, pretende-se entender qual o papel de seus pedagogos nesse processo, e como as diferenças de contexto histórico explicam os contrastes ”“ mas também semelhanças ”“ de ideais dos personagens. Desta forma, pretendemos compreender qual foi a contribuição de ambos os escritores para se pensar a “Bildung”.

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Biografia do Autor

Kaio Felipe, Universidade de Brasília

8º semestre de graduação em Ciência Política (IPOL/UnB).

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Publicado

2012-06-27

Como Citar

Felipe, K. (2012). Os Filhos Enfermos de Goethe e Mann: A Bildung em “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister” e “A Montanha Mágica”. Noctua, (5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/noctua/article/view/6695

Edição

Seção

Artigos