Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Para submeter uma contribuição à revista Noctua é necessário ter um registro na página da revista e fazer o login no sistema. Veja acima instruções acerca dos dois procedimentos.

1) Os trabalhos devem ser submetidos pelo portal da revista após realização do cadastro com a marcação da opção “autor”. Uma cópia deverá ser enviada a noctua.unb.his@gmail.com.

2) O trabalho submetido pelo portal não deve conter identificação, autoria

3) A cópia encaminhada para o e-mail da revista deverá constar em página separada: nome do autor e endereço eletrônico, para possível contato durante a fase de editoração. 

4) As colaborações não devem possuir páginas numeradas.

5) Os arquivos não podem conter cabeçalho ou rodapé.


A primeira página do artigo enviado por e-mail deve conter:

a. Título: Fonte Times New Roman , tamanho 14, negrito, sem uso de caixa alta, alinhamento centralizado, espaço entrelinhas simples.

b. Autoria (na linha imediatamente abaixo ao título): Fonte TNR, corpo 12, normal; alinhamento à direita, espaço entrelinhas simples. Nota de rodapé com o vínculo institucional, titulação e, quando necessário, indicação de entidade patrocinadora da pesquisa que o originou ou evento em que foi apresentado: fonte TNR, tamanho 10; parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples. 

A divulgação de e-mail para contato com os leitores é opcional. Nas cópias submetidas pelo portal, o autor deve omitir seu nome, instituição e e-mail



revista Noctua aceita para publicação artigos, resenhas, entrevistas e memórias (palestras, depoimentos, documentos e fontes) na área de História e realizados por graduados ou graduandos. Todos os textos deverão ser inéditos em publicações brasileiras.

As colaborações poderão ser feitas sob as seguintes formas:

1) Artigo inédito e original (entre 28.000 e 54.000 caracteres com espaço, incluindo as notas e as referências bibliográficas). Recomenda-se que os autores dividam o artigo em seções.

2) Resenha de livro, filme ou exposição (até 18.000 caracteres com espaço). As resenhas devem ter título, seguido pela referência bibliográfica completa da obra ou evento. Caso seja necessário, a bibliografia deve vir ao final da resenha, e as notas devem seguir os padrões editoriais da revista. Recomenda-se que as resenhas de livro escrito por um só autor apresentem uma avaliação crítica do trabalho à luz da literatura previamente existente sobre o tema.

A revista aceita três tipos de resenha:

2.1. Resenha resumo: texto que se limita a resumir ou descrever sem qualquer crítica ou julgamento de valor, sem a preocupação de relacionar a obra resenhada a outras do mesmo gênero. Objetivo principal é informar o leitor e divulgar a obra.

2.2. Resenha crítica: além de resumir a obra ou evento, faz uma avaliação da mesma, apontando aspectos positivos e negativos, além de procurar situá-la em relação a outras do gênero ou que tratam do mesmo tema. Trata-se de um texto de opinião, também conhecido como recensão crítica. O objetivo da resenha crítica não é apenas informar o leitor sobre a obra, mas guiar o leitor no conjunto da produção historiográfica sobre um dado assunto, indicando parâmetros para o estudo de um tema, ao situar a obra em relação aos estudos e apontar suas contribuições e lacunas. Exige que o resenhista tenha conhecimentos da área e erudição suficiente para poder situar a obra em um contexto de estudos.

2.3. Resenha temática: trata de vários textos que tenham um assunto comum; é uma espécie de balanço bibliográfico sobre um tema. Tem caráter necessariamente crítico, pois demanda análise e opinião sobre os estudos tratados. Assim como no caso da resenha crítica de uma obra, a resenha temática também tem por objetivo guiar os leitores no conjunto dos estudos sobre um dado tema.


3) Textos e documentos historiográficos. Os documentos devem ser antecedidos por um pequeno texto de apresentação, escrito pelo autor da submissão. O conjunto (apresentação + documento) não deve ultrapassar os 80.000 caracteres com espaço. Recomenda-se entrar em contato com os editores antes de preparar a submissão.

4) Entrevistas. Devem contar com um texto introdutório acerca do entrevistado. O conjunto (apresentação + entrevista) deve conter de 27.000 a 54.000 caracteres com espaços. Recomenda-se entrar em contato com os editores antes de preparar a submissão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.